DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

sexta-feira, 29 de julho de 2016

MODELO PARA CELEBRAÇÃO DE CASAMENTO RELIGIOSO EVANGÉLICO - Estamos aqui neste templo de Deus, que é um lugar também chamado e reconhecido como “Casa de Oração”, na presença destas testemunhas e da igreja, enquanto povo de Deus; representando de um lado a sociedade...

Quero deixar claro aos irmãos pastores e oficiais da igreja que este é apenas um exemplo para o ritual. As adaptações que forem cabíveis podem ser incluídas. Como exemplo há o caso da inclusão de números musicais.
Entretanto, convém lembrar que deve-se ter cautela para não estender a cerimônia em demasia, porque seria cansativo e desnecessário. E, além disso, acarretaria prejuízo à compreensão da cerimônia propriamente dita.

INÍCIO DO CASAMENTO
1. A IGREJA EM PÉ – Estamos aqui neste templo de Deus, que é um lugar também chamado e reconhecido como “Casa de Oração”, na presença destas testemunhas e da igreja, enquanto povo de Deus; representando de um lado a sociedade do estado brasileiro, e de outro lado representando a comunidade dos santos em Cristo Jesus.

Hoje, dia ___de_____de 2016 – dia escolhido pelos noivos ________ e _______, para ser oficializada a solenidade do enlace matrimonial entre ambos, pela graça de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

ORAÇÃO:
2.         Senhor Nosso Deus, Santo e Poderoso, cheio de graça e de misericórdia; o que realizarmos aqui, será segundo os teus conselhos, orientações e preceitos.  Ajuda-nos para que tudo seja perfeito, duradouro e suficiente. Porque tu és aquele que é, que era, e que há de vir.
Por isso, Senhor, te suplicamos, sê presente com as tuas bênçãos, assim como estiveste presente naquele casamento em Caná da Galiléia.
Jesus! Que possamos desfrutar da tua divina companhia e assistência nesta cerimônia.
Pedimos que a tua ajuda, direção e bênçãos estejam continuadamente na vida da irmã ___________ e do irmão ___________. Porque eles estão aqui para pactuarem diante de Ti e destas testemunhas, o compromisso que fazem entre si.
Que no futuro, a lembrança desta cerimônia santa os fortaleça a cada dia. Que os filhos que eles tiverem, se o Senhor permitir, venham saudáveis e sejam bênçãos para a família e para honra do Teu Nome.
                        Deus Santo, que o Teu poder, amor e benignidade ajude este casal hoje e sempre. E que todos os que aqui estão, também sejam abençoados.          Assim, Senhor, concede a Tua graça neste casamento, em nome de Jesus! Amém.

3.      PODEM OCUPAR O ASSENTO.
Em nosso país, segundo o IBGE, 1,1 Milhão de casamentos são realizados por ano; sendo que 29,53% termina em divórcio. Isto representa o assombroso número de 324,9 Mil casamentos desfeitos a cada ano (dados de 2013).
Muitos desses casamentos começam bem, repletos de ternura, carinho, amor, companheirismo. Mas, quando surgem as dificuldades naturais da vida, porque elas vêm; pode ocorrer a falta de concordância ou opinião igual entre os cônjuges.
Então, logo ocorrem desavenças, atropelos e brigas... E se não houver serenidade, pelo menos de uma parte do casal, poderá culminar numa crise e depois num fim desastroso.
Queridos nubentes, vocês Não devem permitir que os impulsos da própria personalidade conduzam a vida. Porque as decisões e atitudes impensadas e repentinas acabam ferindo a outra parte. As palavras ásperas ferem, e ferem muito, causam aborrecimentos, tristezas e mágoas.
  
Isso acontece porque ultimamente as bases do casamento têm sido enfraquecidas, diminuídas e desprezadas ao extremo...
O segredo para um casamento feliz está em fundamentá-lo no amor de Deus. Assim o amor, a ternura e a compreensão entre vocês, mesmo nas dificuldades, terão um exercício eficaz e natural.
Por isso ___________ e __________, vcs devem buscar todos os dias agradar um ao outro. Uma palavra de carinho no final do dia ajuda... E muito!
Ele ao voltar do trabalho pode elogiar a sua esposa e dizer: Querida como vc esta linda! Vc vai ver o resultado...
Ela ao recebê-lo em casa pode dizer: Meu amor, como foi o seu dia? Sabe, eu pensei em você o dia inteiro. Êh benção!
Assim, vcs devem empregar o maior esforço para colocar os ensinamentos da palavra de Deus como base neste casamento.

4.       Onde buscar essa base: Lendo a Bíblia Sagrada
Mt 19.5,6a – (Gn 2.24) 5 Disse Jesus: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6a Assim não são mais dois, mas uma só carne.
Hb 3.4  Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula.
Em outras palavras: O casamento é digno de honra entre todos.

5.     INSTRUÇÕES PARA A NOIVA: irmã____________.
I Pd 3.1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra.

Ef 5.22-2422. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

6.     INSTRUÇÕES PARA O NOIVO: irmão__________.

I Pe 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

 Ef 5.25-33
 25. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se
entregou por ela, 26. para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27. para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
  • O quê a sociedade/governo espera desse casamento? Que vcs sejam um casal de boa moral, que não crie problemas p/autoridades, cumpridor dos seus deveres e bons contribuintes aos cofres públicos com os impostos e taxas oficiais.
  • O quê a igreja espera desse casamento? Que vcs sejam um casal saudável, próspero e abençoado; que sejam constante nas reuniões evangélicas e que estejam dispostos a auxiliar nos trabalhos da igreja. Um casal que trabalha... Não que dá trabalho! Que se Deus permitir que tenham filhos, que vcs possam criá-los no temor do Senhor.
  • O quê Deus espera desse casamento? Que vcs sejam um casal dedicado às coisas divinas; Que o reino de Deus esteja em primeiro lugar em suas vidas; Que sejam exemplo para outros e que, acima de tudo, vcs sejam felizes! Essa é a vontade de Deus! E a nossa também. Que o Senhor Jesus os ajude e abençoe poderosamente!

7. CANTICO DE LOUVOR

8.  VOTOS MATRIMONIAIS

Dirigindo-se ao noivo, o Pastor oficiante perguntará:
Fulano de tal – Você recebe esta mulher como sua legítima esposa, para viver com ela no santo estado do matrimônio, segundo o que foi ordenado por Deus? Você promete amá-la, honrá-la, cuidar dela na saúde ou na enfermidade, e rejeitar qualquer tipo de aventura pecaminosa e reprovável, ser fiel a ela enquanto os dois viverem?"
O noivo responderá: "Sim, prometo."

Dirigindo-se à noiva, o Pastor oficiante perguntará:
Fulana de Tal – Você recebe este homem como seu legítimo esposo, para viver com ele no santo estado do matrimônio, segundo o que foi ordenado por Deus? Promete amá-lo, honrá-lo, obedecê-lo e cuidar dele na saúde ou na enfermidade, e rejeitar qualquer tipo de aventura pecaminosa, ser fiel a ele enquanto os dois viverem?
A noiva responderá: "Sim, prometo."

Dirigindo-se aos dois, o Pastor oficiante dirá:
"Segurem um na mão do outro e repitam cada um comigo:

O noivo repetirá as palavras que o Pastor oficiante dirá:
Eu, __________ – recebo você, _________, como minha legítima esposa, para que nós dois sejamos um só, deste dia em diante, para os bons dias e para os dias maus, em riqueza ou em pobreza; em prosperidade ou em adversidade, para cuidar de você e lhe amar, até que a morte nos separe.

A noiva repetirá as palavras que o Pastor oficiante dirá: Eu, ________ – recebo você, __________, como meu legítimo esposo, para que nós dois sejamos um só, deste dia em diante, para os bons dias e para os dias maus, em riqueza ou em pobreza, em prosperidade ou em adversidade, para cuidar de você e lhe amar, até que a morte nos separe.

9. ENTREGA DA ALIANÇA: Dirigindo-se aos dois, o Pastor oficiante perguntará: O quê vocês entregam um ao outro como sinal destes votos?

O noivo dará a aliança ao Pastor, que dirá:
Gn 9.12 - A Bíblia diz que quando Deus fez um pacto com Noé, colocou no céu um arco-íris como sinal do pacto, e disse: E eu o verei para me lembrar da aliança eterna.
"Da mesma forma, é bom termos um sinal que nos lembre a realização deste solene ato nupcial. Vocês escolheram estas alianças como sinal de seu matrimônio.

A aliança é feita de metal precioso, que representa os vínculos que unem esposos e esposas. É uma circunferência sem fim, simbolizando a união perpétua entre vocês.

Dirigindo-se ao noivo, o Pastor oficiante dirá: _______...
Tome esta aliança, coloque-a no dedo anular de sua noiva e repita comigo:
Esta aliança é o sinal que neste dia eu me casei com você, e lhe faço dona também de todo o meu ser. Por este ato declaro diante de Deus e das testemunhas que, a recebo como minha esposa e lhe serei esposo trabalhador, honesto e fiel.

Dirigindo-se à noiva, o Pastor oficiante dirá: ________.
Tome esta aliança, coloque-a no dedo anular de seu noivo e repita comigo: Esta aliança é o sinal que neste dia eu me casei com você, e lhe faço dono também de todo o meu ser. Por este ato declaro diante de Deus e das testemunhas que o recebo como meu esposo, e que lhe serei ajudadora, honesta e fiel esposa.

O Pastor oficiante dirigindo-se aos noivos dirá:
Com esta união, vocês iniciam uma vida nova com maiores responsabilidades. “Eu lhes exorto a serem fiéis aos votos que vocês fizeram”. Vocês encontrarão a verdadeira felicidade se cumprirem com as obrigações que acabam de assumir.


10. DECLARAÇÃO DO PASTOR OFICIANTE

O Pastor oficiante pedirá que os noivos se AJOELHEM e dirá: “Visto que vocês já declararam sinceramente o desejo de unirem-se em matrimônio e, diante de Deus e da igreja de Cristo aqui representada confirmaram dando e recebendo as alianças”...
Eu os declaro marido e mulher em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Aqueles aos quais Deus uniu, que ninguém os separe. (Mateus 19.6b).

O Pastor dirá ao noivo: __________ proteja esta mulher que agora se submete ao seu cuidado, e se esforce por viver no amor de Deus, de tal maneira que, nenhuma ação ou palavra sua lance amargura sobre seu rosto, nem encham os seus olhos de lágrimas.
O Pastor dirá à noiva: __________se esforce para conservar com suas virtudes o coração que você conquistou com sua graça.

O Pastor dirá à noiva e ao noivo__________ e _________: Não admitam que na voz de vocês, desapareçam os tons de carinho, nem deixem que seja tirado o brilho dos olhos que resplandeceram até aqui. E, acima de tudo, permitam que Deus sempre ocupe o trono deste novo lar.

11. BÊNÇÃO PASTORAL
"O Senhor os abençoe e os guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês. O Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz."
O Pastor pedirá que o casal que se ponha em pé e os cumprimentará.

12. ASSINATURA NO LIVRO DE REGISTRO DE CASAMENTOS DA IGREJA.

CUMPRIMENTO AOS NOIVOS – PELOS PADRINHOS

FINAL: SAÍDA DOS NOIVOS
SAÍDA DOS NOIVINHOS E FLORISTA
Saída dos padrinhos

                                                                                                   Pastor Renato Moura


quinta-feira, 28 de julho de 2016

SE VOCÊ SABE O QUE DIZER E TEM VONTADE, DIGA... PORÉM, PENSE ANTES: QUANDO, COMO E POR QUÊ. Pastor Renato Moura.


FALAR O QUE DÁ NA TELHA
Muita gente hoje em dia costuma falar o que dá na telha. Mas, o que significa este “dá na telha”? significa falar abruptamente, isto é, sem pensar, sem antes medir ou ponderar tudo aquilo que vem à cabeça. Você já fez isso?
Bem, eu já. E saiu assim meio de repente que enquanto eu falava a minha consciência já me censurava, e quase pude ouvir o meu interior reclamando: “Pare!” você já falou demais! já aconteceu isso com você?
O problema mais sério é quando tal procedimento se torna costumeiro. Vai falando e tendo problemas ou causando problemas, mas continua do mesmo jeito, sem se preocupar em fazer o devido policiamento ou juízo. Quando a pessoa age assim de maneira contumaz ocorre, então, o verdadeiro “falar o que dá na telha”.

PROFESSORES QUE NÃO PREPARAM A AULA
Não faz muito tempo eu li uma matéria que apontava uma aluna de curso superior que reclamava a ausência de plano de aula por parte dos seus mestres. O que acontecia, dizia ela, é que os professores falavam o que “dava na telha”. Dessa maneira, a classe era prejudicada, pois não alcançava o índice de conhecimento necessário para seguir adiante. Somente uma professora seguia o cronograma acadêmico e ainda trazia materiais pertinentes à sala de aula... Só aquela mestra exercia o magistério de forma exclusiva, enquanto os demais disseram que não tinham tempo, pois cumpriam outras atividades.
Já, outro aluno declarou que estava satisfeito, mas na sua disciplina os professores também tinham compromisso com responsabilidades em órgãos públicos, daí a exiguidade de tempo. “Eles nem pedem trabalho extraclasse”, enfatizou.

PASTORES QUE NÃO PREPARAM O SERMÃO
Infelizmente este mal não é típico daquela pessoa que coloquialmente
fala sem pensar. Nem daqueles profissionais que, por falta de tempo ou excesso de conhecimento, ou os dois, acreditam que darão conta da incumbência sem o devido preparo.
Este problema também pode ser verificado nos púlpitos de algumas igrejas. Pastores que “não têm tempo” para preparar a mensagem alegam para si próprios e até para a igreja, que falarão sob orientação divina. Desta forma, com um sermão enfadonho por um lado, sem conteúdo por outro, estes arremedos de obreiros fiéis, falam de tudo um pouco e não chegam a lugar nenhum. A igreja recebe as pessoas sequiosas por uma palavra consistente de ânimo e esperança em Cristo Jesus, porém o que veem é um fogo estranho no altar.
Enquanto isso, Deus nos diz por meio do profeta Isaias da seguinte forma:

“A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos"  (Isaías 56.7).

Na vã tentativa de amenizar a situação os obreiros que “não têm tempo” para preparar o sermão, alegam que são espirituais e que na hora certa Deus vai mandar a mensagem. Entretanto, a Bíblia nos mostra que Jesus ensinou que o Espírito Santo faria lembrar de tudo... Vejamos:

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará “lembrar” de tudo quanto vos tenho dito" (João 14.26).

Neste versículo bíblico coloquei entre aspas a palavra lembrar objetivando realçar que, Jesus disse que o Espírito Santo ensinaria primeiro, e, em segundo lugar, faria lembrar! Ora, é preciso primeiro ter a humildade de aprender, para que seguidamente Ele faça lembrar.
Este conselho está conformidade com esta outra elocução de Cristo:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39).

Tem gente que defende a ideia de que neste texto Jesus “não” estava ordenando que se examinasse a Bíblia porque ela testificava Dele. Dizem isso por causa do tempo verbal. O “examinais” está na 2ª pessoa do plural, no tempo presente. Se Jesus estive ordenando o verbo deveria estar na 2ª pessoa do plural, só que no tempo imperativo, e ficaria assim: “Examinai” as escrituras, porque vós...
Neste caso percebemos que eles estão certos! Jesus não ordenou, Ele afirmou! Mas, em contrapartida vemos que o Mestre não os reprovou por eles examinarem as escrituras. Ele os censurou pelos motivos que aparecem nas três assertivas dos três versos imediatamente seguintes:

“E não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus (João 5.40-42).

Além de Jesus não reprová-los por eles examinarem as Escrituras (porque os judeus acreditavam ter nelas o ensino sobre a vida eterna, e sabiam que havia naquele conteúdo o testemunho a respeito Dele). Vários argumentos sobre o testemunho da supremacia de Cristo foram colocados anteriormente neste capítulo, porém Ele próprio filtra e indica apenas este:

“E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim” (João 5.37).

Assim temos a síntese de que, se Jesus não reprovou o examinar as Escrituras por parte dos judeus (nos quais somos coerdeiros das promessas), e aprovou o testemunho da parte do Pai a Seu respeito, também podemos por associação receber o entendimento de que o “Examinar” as Escrituras é uma ação legal, correta e aprovada.

O que nos resta é entender que examinar não é apenas ler. Examinar é um estudo, é pôr um sentido mais apurado, é procurar para descobrir algo mais intrínseco que porventura Deus esteja querendo nos dizer neste tempo presente.
Façamos como fizeram os crentes bereanos, eles conferiam nas Escrituras Sagradas para ver se Paulo e Silas proferiam a realidade escrituristica.

...Porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (Atos 17.11b).

CONCLUSÃO
Jamais poderemos falar o que “dá na telha”, em nenhuma hipótese! Seja em um diálogo corriqueiro com familiares ou colegas. Seja em um ambiente mais sério como uma entidade educacional, e muito menos ainda, quando falamos em nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A responsabilidade daqueles que são mensageiros das boas novas é bem maior do que a de um médico que, em um caso hipotético, teria em suas mãos um antídoto para neutralizar em uma vítima, a peçonha mortal de uma serpente. E que ao invés de fazê-lo imediatamente, abre morosamente varias gavetas procurando uma seringa hipodérmica.
Nós temos o antídoto para curar o mal do ser humano contaminado pelo pecado (Pecado no grego é Hamartia que significa errar o alvo).  Este medicamento é o sangue de Jesus que, segundo as Escrituras nos purifica de todo o pecado.
Ele, o Mestre dos mestres tem uma mensagem para o seu e para o meu coração (I João 1.7).
 
E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos.  E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.1,2,6-8).

Que Deus nos abençoe!
                  Pastor Renato Moura

quarta-feira, 13 de julho de 2016

ASSIM DIZ O SENHOR: EU ENXUGO OS TEUS OLHOS. Filho meu! Filha minha! Conheço a tua vida e os teus sofrimentos. Sei dos teus caminhos, das adversidades, dos desencontros e das tuas mágoas. Quantas vezes choraste...

Assim diz o Senhor: "Filho meu! Filha minha!" - Conheço a tua vida e os teus sofrimentos. Sei dos teus caminhos, das adversidades, dos desencontros e das tuas mágoas. Quantas vezes choraste de aflição diante de mim! Por acaso, pensaste que Deus não estava contigo? Eu, não só estava contigo ali, como estou contigo agora.  Sou o teu Deus! Sou a rocha inabalável, em quem tu podes confiar e onde podes te firmar!
Não te deixarei e nem te desampararei. Continue confiando em minhas promessas. Eu não tardo e não falho! Apenas, a alma humana segue o seu trajeto normal para a concretização dos meus planos...
Todo o teu ser filho, filha, é como uma casa, e mesmo que a tua casa seja atingida por tormentas e vendavais, lembra-te: eu estou contigo! Eu Sou a pedra angular que os edificadores rejeitaram, mas que foi posta por cabeça de esquina.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mateus 7.25).
Sei que orarás a mim, porque eu sou o teu Deus, e dirás: Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me (Salmos 31.3).
Filho! Filha! O teu coração está triste, mas, confia em mim!
Tenho planos que, não convém, que te sejam revelados agora, mas, cumprir-se-ão sem falta!
Ainda te digo: não há mais nada a temer! Eu estou no comando e cuidarei de ti! Te envio o Consolador, o Espírito da verdade que o mundo não pode receber. Ele já está operando em ti!
Agora, receba a minha paz!


E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Apocalipse 21.4).

Pr. Renato Moura

domingo, 3 de julho de 2016

ANHANGUERA - ATPS - DIREITO PENAL IV - ETAPAS 1 e 2 - Prof. Moisés Maximiano - Crimes Contra a Dignidade Sexual - Estupro de Vulnerável e Violência Presumida - Prova do Crime de Estupro - Assédio Sexual - Crime Hediondo - Lenocínio - Tráfico de Pessoa para fim de Prostituição - Rufianismo - Jurisprudências, e outros títulos conforme o sumário.

DIREITO PENAL IV

Professor
MOISÉS MAXIMIANO BARRETO




1ª. ETAPA
AULA TEMA
CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL
Título VI do Decreto Lei 28.848 de 07/12/1.940 – Código Penal Brasileiro



2ª. ETAPA
AULA TEMA
DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL
DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOA PARA PROSTITUIÇÃO
ou
OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL
(CP, art. 227 a 231-A)

Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, 
para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, os meus 
estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os 
o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor 
(Bíblia Sagrada – Levítico 18.4,5).


Alunos
Amélia Maria S. Paiva (Lya)
Cremilda Maria da Silva
Isabela Matos Medeiros
Michel Camilo Ferreira
Paulo Cainé dos Santos Silva
Renato Moura


São Caetano do Sul
28 de março de 2015

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SUMÁRIO

ATENÇÃO: se você usuário/a quiser ler ou copiar este trabalho para uso individual, 
poderá fazê-lo aqui no BLOG. 
A cópia pode ser feita página por página no arquivo abaixo. 
Para copiar tudo de uma só vez, faça o "download" direto no Scribd. 
Que Deus abençoe você e sua família!
Pastor Renato Moura.


sexta-feira, 1 de julho de 2016

Anhanguera - UniABC - Direito - A partir do 2º semestre de 2016 a maioria dos colegas definiu a transferência para a Unidade de Santo André. ...E em breve, se tudo... É claro que dependerá muito do esforço de cada um e da Graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...

Bem, a partir do 2º semestre de 2016 a maioria dos colegas definiu a transferência para a Unidade de Santo André. Assim estaremos cursando o 4º ano do nosso curso de Ciências Jurídicas e em breve, se tudo correr como esperamos, estaremos nos formando. É claro que dependerá muito do esforço de cada um e da Graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; a graça benfazeja Ele sempre nos dá, porém a disposição para enfrentar o estudo noturno, depois de um dia repleto de atividades, nem sempre temos. Por isso, esperamos juntar a força espiritual com o esforço físico para galgarmos aquilo que temos proposto. Estamos conseguindo... Gradativamente estamos chegando lá! Os dias estão passando velozmente que até parece que alguém apertou a tecla “speed”, e esta “velocidade” nos levará, sem dúvida, ao patamar desejado.  
Aproveitamos este espaço para agradecermos aos Mestres que, abnegadamente, têm conseguido passar parte dos seus conhecimentos jurídicos e, respeitando a ética, para enriquecer a nossa capacidade cognitiva, até os de cunho particular/profissional.
Lembremos que acertadamente afirma a Bíblia Sagrada que a ciência, nos últimos dias, se multiplicaria (Dn 12.4); isto é a mais pura verdade! A prova inconteste é que na era digital ou era da informação, as empresas de dados aumentam o conteúdo de armazenagem à cerca de 100% a cada 20 meses. Todas as áreas do conhecimento humano têm sido alteradas quase que instantaneamente, ao ponto de alguns dizerem que, o que se aprende hoje pode ser considerado ultrapassado amanhã.  
Sabendo disto colegas, envidemos nossos esforços porque comprovadamente a nossa área é extremamente dinâmica, ainda mais considerando que estamos no Brasil, onde o Poder Legislativo (Congresso Nacional) é composto por 81 Senadores e 513 Deputados Federais, os quais representam as 27 unidades da federação que formam o país. E que cada uma das 27 unidades, em se tratando do Poder Executivo, tem uma autoridade máxima no âmbito estadual. Então, temos 27 governadores e estes, seus secretários, além dos 5.570 prefeitos e respectivos legisladores/vereadores nas 5.570 câmaras municipais dos municípios brasileiros. O comando geral da nação é exercido atualmente pelo chefe do Executivo (Presidente Interino, Michel Temer), mais um número, até hoje meio incerto, de Ministros que, submissos à Constituição Federal são inspecionados pelo Poder Judiciário, o qual nessa esfera é composto do STF-Supremo Tribunal Federal, com 11 Ministros, CNJ-Conselho Nacional de Justiça, com 15 Conselheiros e o STJ-Superior Tribunal de Justiça com 33 Ministros, depois temos os TRF-Tribunais Regionais Federais, os Juízes Federais, os Tribunais e Juízes do Trabalho, os Tribunais e Juízes Eleitorais, os Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos Estados, do Distrito Federal e Territórios.
Desta forma, este contingente de servidores públicos agregado a outros não mencionados, é influenciado por inclinações interiores ou exteriores, quer admita ou não! e tem à mão a caneta pronta para assinar um projeto, uma lei, um ato administrativo que seja, e nós não podemos esquecer como era, entender como será, e a partir de quando (“vacatio legis”) a inovação  entrará em vigor efetivamente; sem contar as implicações inerentes. (Os volumes destas tantas incontáveis publicações arqueavam as estantes das bibliotecas; ainda bem que inventaram o “Chip”). Somando-se a isso tudo, não esqueçamos do equilíbrio do país no cenário internacional. “Ufa” só de pensar já cansa!
Diferente da Medicina que tem como alvo a estrutura física e mental do Homem, o seu bem estar em relação a sua completude, que desde a época do Jardim do Éden é o mesmo, como confirmado bem mais recentemente por Hipócrates (460/370 a.C.), considerado o “Pai da Medicina”.
Diferente também, de todas as ciências que se debruçam sobre a “Matemática”, (Engenharia, Agronomia, Economia, Arquitetura, Arqueologia e outras), pois esta é a mesma desde os tempos mais remotos, passando por Pitágoras (571/470 a.C.) a David Hilbert (1862-1943 d.C) e outros mestres dos números e cálculos. Desta maneira, verifica-se que nas demais áreas do conhecimento o que é variável e devia ser aprendido, é apenas algo que não precisava ser inventado, só descoberto, pois já estava lá.
Desta forma queridos, a tarefa no Direito é a mais árdua porque advém da mais incompreendida, complicada e habilidosa seção laboratorial de TI (Tecnologia da Informação) de todos os tempos: a cabeça do ser humano na sua capacidade inventiva de construir com esmero e desconstruir tudo depois, e, se ineficaz, reconstruir tudo tantas e quantas vezes julgar necessário.
E aqui estamos! na quarta etapa de um total de cinco desta competição. Se desistirmos, perderemos mais da metade do caminho percorrido. Se avançarmos, a distância será menor do que aquela que já trilhamos.
Que Deus ajude, dê forças e incentive a todos nós!
                                               

                                                            Renato Moura