DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A TEOLOGIA DOS MISTÉRIOS - O apóstolo Paulo teve a influência de 3 culturas diferentes: grega, judaica e a cristã. Ele nasceu na cidade grega de Tarso


TEOLOGIA DOS MISTÉRIOS

Pr. Renato Moura

O apóstolo Paulo teve a influência de 3 culturas diferentes: a grega, judaica e a cristã. Ele nasceu na cidade grega de Tarso; criou-se em Jerusalém sendo educado pelo rabino Gamaliel. Converteu-se ao cristianismo após encontrar-se com Jesus, numa esplendorosa visão na estrada de Damasco, a qual deixou-lhe cego por um certo período. Nessa mesma visão, foi-lhe dito o que ele deveria fazer a partir daquele momento.
Sendo conduzido pelas mãos de outros, ele foi levado a uma casa. Nesse lugar Saulo, como era chamado o futuro apostolo, permaneceu por 3 dias sem comer e sem beber, e orava a Deus.
Um discípulo, por nome Ananias, divinamente inspirado, veio até aquela casa e disse-lhe que o Senhor Jesus, a quem ele, Paulo, tinha visto e ouvido no caminho, lhe enviara para que ele orasse, a fim de que ele tornasse a ver; e que se enchesse do Espírito Santo. E Ananias orou. Imediatamente, caíram de seus olhos algo como escamas e ele voltou a enxergar.
Não muitos dias depois, completamente convertido, Paulo começou a anunciar o nome do Cristo, a quem ele perseguira, como o Salvador e reconhecendo nesse nome, o Filho de Deus.
E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome? (Atos 9.21).
Devido a certas declarações de Paulo e a sua multiplicidade cultural, e por ter sido tão intimamente ligado naquelas culturas, alguns pesquisadores difundem a idéia de que ele teria encaminhado o cristianismo para uma religião de mistérios.
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus" (I Coríntios 4.1).

PLANO DIVINO  
O projeto de Deus, quanto à individualidade, é tratar a cada um de “per si”, com o seu destino pessoal. E, num sentido geral, é o da restauração e recondução da humanidade ao seu futuro já dantes estabelecido.
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1 T 2.3-5).

MISTÉRIOS E ENIGMAS
A verdade é que, desde os tempos remotos, muitas afirmativas, simbologias e ações do Deus único e criador de todas as coisas, chegaram até aos homens e diversas vezes foram apresentadas envoltas em uma camada de segredos. Cumprem, entretanto, a objetivos preestabelecidos que são e vão sendo revelados paulatinamente.
No livro do Gênesis vemos o jovem José, manifestar aos seus irmãos a visão que Deus lhe dera:E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim (Gn 37.9).
Mais tarde o encontramos numa extraordinária posição, subordinado apenas ao grande faraó – exercendo a função de segundo maior homem na escala de governo do Egito.
Já no livro de Daniel, encontramos o sábio profeta desvendando uma visão que tivera o rei da Babilônia Nabucodonosor II:
E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. (Dn 2.30).
Não é difícil chegar a conclusão que, muitas projeções, revelações e fatos bíblicos, são sentidos, previstos e conhecidos como reflexos emitidos por um espelho embaçado. Entretanto, esses eventos seguem sempre uma trajetória de seqüência inteligente e independente, de acordo com as determinações do Criador. E, diante de certos casos, às vezes, deduzimos que a finalidade não foi atingida porque o tempo oportuno não foi cumprido. E outras vezes, como registrado em Oséias 4.6, por repreensão mesmo. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.