DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COMO ANDAM OS CRISTÃOS? Será que é possível detectar alguma diferença no "andar" do cristão e de outra pessoa que professa uma fé diferente?


ULTIMAMENTE
Bem pouca coisa tem sido notada como fator de diferenciação entre os cristãos e outras pessoas quaisquer. 
Talvez se fizermos uso de uma lupa, quem sabe com algum esforço e muito boa vontade, possamos distinguir, pelo menos, algum vestígio de diferença entre um e outro grupo.
Quando faço uso o verbo andar, não estou me referindo só ao movimento de transporte mecânico do corpo físico. Estou me referindo a um andar que vai muito mais além, porque tem o objetivo de comparar o "modus vivendis" desses indivíduos que são chamados de cristãos. Pois, com essa distinção, temos que entender que eles são (ou deveriam ser), parecidos com Cristo.
Não é admissível que as concessões necessárias ao conceito de uma política de boa vizinhança, permitam e abram oportunidades para um tráfego sem regras, a um caminho amplo que leva a uma porta larga. 
O povo de Deus deve obediência em primeiro lugar a Ele. A Bíblia Sagrada  é a bula que nos dá a direção para onde devemos firmar o nosso andar.
ANDAR NA VISÃO DO APÓSTOLO
Para elucidarmos qualquer dúvida a respeito da concepção da igreja primitiva, vamos ler um  trecho da carta do apóstolo Paulo...  
Rm 12.2 - Não vos conformeis com este mundo, mas  transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não dá para ignorar que a exortação de Paulo, serve também para a igreja do tempo presente.
Todos aqueles que se dizem cristãos tem (ou deveriam ter), uma maneira diferente de portar-se diante das circunstâncias da vida. Espera-se que essas pessoas manifestem no rosto uma expressão de benevolência e tolerância nos encontros e desencontros em que forem protagonistas.
A honestidade, moral elevada, o altruismo, regados com a mais sublime das virtudes, que é o amor, deve sobejar como característica cristã, na comparação que a sociedade faz com os componentes das outras crenças.
É vergonhoso o que tem sido retratado nos meios de comunicação de massa do nosso país: funcionários públicos e empresários se corrompendo e sendo corrompidos. Descaradamente recebem suborno, recheando malas, cuecas, bolsos e meias. E se isso não bastasse, se faz um arremedo de oração, como se Deus se prestasse a ouvir e aprovar tamanho disparate ignomioso. E, para lembrar o  quê quer dizer esse adjetivo, aponto uma pequena relação do seu significado: Impudico; Imoral; Tratante; Velhaco; Perverso; Infiel; Animal ; Safado; Podre; Falsificador; Fraudador; Grosseiro; Enganador;  Injusto; Corrupto... E tem muito mais ainda...
Felizmente, esse tipo de gente dentro e fora das igrejas, corresponde e são uma minoria. Mas, uma minoria tão baixa e tão vazia de escrúpulos que, com pechas infâmes maculam o bom nome dos cristãos verdadeiros.
Entretanto, essa gente não nasceu assim. Certamente, num momento no caminhar na vida, não colocaram sentido e atenção no versículo bíblico que diz:  
Um abismo chama outro abismo (Salmo 42.7).
Dessa forma, houve a primeira queda; as outras vieram pela falta de vergonha e pelo efeito da ação contínua.

NOS PASSOS DE CRISTO
Por isso, povo de Deus - cuidemos para não tropeçarmos em nosso andar. Que tenhamos passos firmes e seguros, sempre firmados na rocha eterna que é Cristo Jesus, nosso Senhor.
Que  todos os dias ao sairmos de nossas casas, antes de darmos o primeiro passo fora das nossas portas, olhemos para o nosso Mestre e Senhor, e tomemos como nosso exemplo a sublime figura da Sua presença.
Assim, e só assim, o nosso andar será diferente das demais pessoas, mesmo que elas tenham uma boa índole. E será extremamente diferente daqueles que se deixam levar pela adulteração, engano e a ganância despudorada; falsos irmãos que perderam o rumo e andam manchando o bom nome do qual Cristo nos fez herdeiros.
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens (Tito 3.7,8).
Que os  filhos de Deus saibam como devam andar e aonde andar. Que os olhos saibam aonde devam olhar; Que os lábios se apliquem em abençoar os necessitados; Que as mãos peguem  só o que é de sua propriedade e que em tudo sejam simbolos da justiça.
Os que se portarem da maneira correta serão abençoados, segundo as promessas de Cristo (Mc 10.30), receberão nessa vida cem vezes mais e na outra a vida eterna.
Andemos, pois, como Cristo andou, para termos direito às suas benesses e para sermos vistos como modelos aos demais.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Salmo 126.6).


Pastor Renato Moura

4 comentários:

  1. quando vi a foto, e o titulo : como andam os cristãos?
    quase desisti de ler a materia pois pensei que ia falar de roupas,etc.
    mas graças a DEUS, foi algo realmente bom de ler e meditar sempre na nossa vida, como estamos diante do PAI.

    ResponderExcluir
  2. ESTES DIAS FUI AO MERCADO, NA MINHA FRENTE NO CAIXA ESTAVA UM MULHER DE SAIA LONGA, CABELOS BEM LONGOS SEM CORTAR ACHO QUE HÁ MUIIIITOOOOOS ANOS.
    SENDO EU EVANGELICA, PENSEI DVE SER CRENTE PONTO.(POIS É ISTO QUE VESTES TRANSMITE)
    EU COMO ESTA DE CALÇAS COMPRIDAS( SOU MEMBRO ASSEMBLEIA DE DEUS)
    CONTINUANDO ELA PEDIU AO CAIXA UM PACOTE DE CIGARROS, ATÉ AI TUDO BEM
    NAO DEVEMOS JULGAR, "VAI" QUE ELA TEM UM MARIDO, UM FILHO NÃO CRENTE E PEDIU PARA LEVAR SEI LÁ.
    FIQUEI NA MINHA, PASSEI MINHAS COISAS, QUANDO OLHO VEJO ESTÁ MULHER OLHANDO DE UM LADO PARA O OUTRO, OLHOU, OLHOU INCLUSIVE PARA MIM.
    FOI NA CALÇADA DO MERCADO OLHOU MAIS UM POUCO, TIROU UM CIGARRO ACENDEU E FOI FUMAR.
    FIQUEI NA REALIDADE COM MUITA DÓ DESTA IRMÃ, POIS PENSEI QUER ESCONDER DE QUEM?
    E FIQUEI MAS CONVECTA AINDA VESTES(SAIA, VESTIDO, NÃO FALA NADA)
    A NÃO SER AQUELA PESSOA É DE UMA IGREJA QUE TEM USOS E COSTUMES E PONTO.
    TESTEMUNHO É ALGO MUITO DIFERENTE DESTAS BOBAGENSDEVESTES

    ResponderExcluir
  3. parabens pastor
    vejo que é um verdadeiro servo de DEUS.
    quando li os sites evangelicos que o senhor indicou fiquei feliz.
    pois é assim que nos cristaos devemos ser unidos em CRISTO.
    sem defender placas de denominaçoes e sim ganhar almas para o reino de DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela postagem da irmã Susi dia 18/06/10. Das pessoas que postaram anonimamente no dia 18, e 24/06/10.
    Que o Senhor Jesus esteja orientando as suas vidas!

    Pr. Renato Moura

    ResponderExcluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.