Artigo publicado no jornal "Divulgador da Verdade" edição dezembro/2009 a janeiro/2010
Artigos, crônicas, poemas, músicas e notícias relacionadas à Bíblia e à vida cotidiana. Publicações voltadas à comunidade "Evangélica" e às pessoas de boa vontade de qualquer confissão religiosa. A maior parte dos textos são de minha autoria; porém, também serão divulgados materiais de fontes diversas que sejam de interesse geral. A sua visita será sempre muito bem-vinda. Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida, hoje e sempre! THE BIBLE IS GOD'S WORD - PRAISE THE LORD
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
CELEBRANDO O NATAL - No Láscio, região central da Itália, os serviçais palacianos, os soldados, os artesãos, comerciantes, agricultores e a população plebéia, falavam o latim vulgar.
Artigo publicado no jornal "Divulgador da Verdade" edição dezembro/2009 a janeiro/2010
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Bellissimo Cosi - Laura Pausini - Música Italiana Composição: L Pausini e Cheope. Tema da novela “Poder Paralelo” Sucesso da Rede Record - Tradução para o Português e Narração: Renato Moura.
Ouça em MP3 a tradução e a locução de Renato Moura.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
O INIMIGO TENTOU FAZER JESUS COMETER SUICÍDIO - Eu me recordo que li algo a respeito da incidência de suicídio entre a população em geral em todo o mundo. A classe médica foi apontada como a que apresentava o maior índice.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
MOTIVOS GOSPEL - Minhas Gravações em MP3 - Se possível, gostaria de receber sua opinião, pois ela me servirá de parâmetros e me será de valiosa cooperação.
ORAÇÃO PARA MUDAR SITUAÇÕES
Click no endereço abaixo e espere carregar.
Livre para ouvir no site ou fazer download (espere carregar).
SALMO 23
Por acreditar que este trecho das Escrituras tem servido de inspiração para muitas pessoas, resolvi fazer esta narração tendo ao fundo El Shaday. No final fiz a citação de João 6.35. acreditando que a assertiva de Jesus deu mais luz ao Salmo 23.
Click no end., espere carregar. Livre para ouvir ou fazer download.
Foi o Senhor Jesus que me deu inspiração para compor esta letra e música. De posse do Play back, gravei a voz aqui em casa mesmo; somente para teste e demonstração. Espero que Deus abençoe a todos os que ouvirem este louvor. Fiquem na Paz!
Click no end., espere carregar. Livre para ouvir ou fazer download.
sábado, 31 de outubro de 2009
FELIZ DIA DOS PROFESSORES - Embora o nosso dia dos professores já esteja no passado, continuamos a nossa caminhada olhando para frente. O professor é assim: corajoso, entusiasta, persistente...
Embora o nosso dia dos professores já esteja no passado, continuamos a nossa caminhada olhando para frente.
O professor é assim: corajoso, entusiasta, persistente...
Que Deus nos abençoe!
Porque o dia dos professores se estende por todo o ano letivo. E vai pela vida à fora.
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra (Romanos 13.7).
Pastor Renato Moura
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
A TEOLOGIA DOS MISTÉRIOS - O apóstolo Paulo teve a influência de 3 culturas diferentes: grega, judaica e a cristã. Ele nasceu na cidade grega de Tarso
Pr. Renato Moura
No livro do Gênesis vemos o jovem José, manifestar aos seus irmãos a visão que Deus lhe dera:E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim (Gn 37.9).
segunda-feira, 29 de junho de 2009
ATRAVESSANDO O MAR VERMELHO - Moisés liderava o povo - era uma grande multidão. Aproximadamente seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças.
O homem de Deus, ainda trêmulo, obedeceu. E quando ele levantou a sua mão sobre o mar... Um grande sinal foi manifestado: o Senhor Deus fez soprar um forte vento oriental por toda a noite... As águas se partiram, o mar se tornou em seco. E dessa maneira os filhos de Israel, surpresos e admirados, caminham como em terra firme pelo meio do mar vermelho. As águas pareciam dois muros: à direita e à esquerda. Aquelas paredes não permaneceram assim... Quando os inimigos, tentaram passar por aquele mesmo trajeto, os muros de águas foram se estreitando... Se estreitando... Os soldados egípcios ainda quiseram recuar. Mas, assombrados por uma situação jamais vista, não conseguiram voltar. Em pouco tempo o mar cobriu os carros e os cavaleiros... Faraó e os seus soldados, se afogaram no meio das águas... Assim o Senhor salvou a Israel! Libertação! O Senhor Jeová, interviu desde o céu, em favor do seu povo oprimido. Diante da majestosa operação divina, a alegria era contagiante. Moisés o líder, louva ao Senhor por ter recebido da parte do verdadeiro Deus, tão grande sinal. E para magnificar e glorificar os poderosos feitos do Senhor, tendo ainda em sua lembrança os ídolos do Egito, assim se expressa no seu cântico de louvor: ― Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em louvores, fazendo maravilhas? (Ex.15.11) O grande protagonista daquele espetacular evento foi Moises, o maior entre todos os articuladores dos sinais e maravilhas do Velho Testamento. Veja o quê, em certa ocasião, aquele operoso servo de Deus proclamou: ― O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis (Dt 18.15). Moisés estava fazendo menção de um outro libertador. Um libertador, que como ele, viria para dar liberdade aos sofredores escravos... Não mais do Egito, mas, sim, da escravidão espiritual que a humanidade vive aprisionada. Moisés profetizara sobre um outro profeta... Sem dúvida alguma, Moises falara sobre Jesus Cristo, aquele que viria, e que nós sabemos que já veio... O grande libertador da escravidão, do engano e do pecado: Jesus Cristo o Salvador!
domingo, 10 de maio de 2009
AGENTES SECRETOS CRISTÃOS - É impressionante! No segmento da fé religiosa já é considerável o número de agentes secretos cristãos.
AGENTES SECRETOS CRISTÃOS
Pr. Renato Moura
Qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos (Marcos 8.38).
Que Deus nos ajude!
© R Moura – Publicação livre – se indicado o autor.
terça-feira, 7 de abril de 2009
MISSÕES ESTÃO NO CORAÇÃO DE DEUS - O Missionário deve pregar a “Palavra”. Mas, o que é a pregação? ... se pregasse ... Esboço: Pr. Renato Moura
MISSÕES ESTÃO NO CORAÇÃO DE DEUS
domingo, 15 de fevereiro de 2009
SALMO 23 - O rei David, monarca que ocupou o trono de Israel por volta do ano 1006 a.C. manifesta sua extrema sensibilidade poética, nos versos...
Sempre apontando para o sentido espiritual, o salmista nos encoraja a enfrentarmos os revezes da vida, tendo a certeza de que Deus, o Bom Pastor das nossas almas, está presente, nos auxiliando e nos dando condições de obtermos a vitória.
Alguns acreditam que o Salmo 23, vai muito mais além do que está escrito aparentemente. Supõem que, quando Davi fala de uma mesa na presença dos inimigos, ele está mencionando uma grande celebração, a qual estaria inserida num tempo escatológico, dentro da "Parusia" (Período que compreende o evento da volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo).
Se você quiser ouvir ou gravar gratuitamente (download), a narração do audio em mp3, no qual eu gravei o Salmo 23, clique no Link abaixo.
Se você quiser ver, ouvir ou gravar gratuitamente (download),
Clique abaixo:
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
O OFÍCIO DO CONSOLADOR - Muitas situações agridem tanto que chegamos à beira do desespero. Em momentos assim, uma interrogação fica...
O OFÍCIO DO CONSOLADOR
Muitas situações agridem tanto que chegamos à beira do desespero.
Em momentos assim, uma interrogação fica suspensa no ar... Por que Senhor?
E quando a resposta, em nosso entendimento, demora a chegar, fazemos as mais diversas suposições para encontrarmos uma explicação.
A mais preocupante não é incomum, já que, comprovadamente, muitas pessoas assumem um sentimento de culpa que lhes golpeará a alma de forma ainda mais contundente e dolorida.
Entretanto, encontramos na Bíblia Sagrada palavras de carinho, instrução e conforto para os corações machucados por imprevistos incompreensíveis.
Um desses conselhos nos exorta a nos conformarmos e entendermos que, certos desfechos, nunca conseguiremos elucidar por completo; pelo menos não nessa esfera temporal.
As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem (Deuteronômio 29.29a).
Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder (Atos 1.7).
Por isso, não precisamos nos torturar com nossos próprios martírios, porque, aquelas outras palavras que muitas vezes nos alegraram e embeveceram no passado, em momentos de calmaria e paz – continuam operantes – e tem o mesmo poder e eficácia, para fazer o milagre de arrancar dos corações aflitos todo o incomodo, tristeza e mágoa.
Veja a palavra que o Senhor Jesus Cristo reservou hoje para você:
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós (João 14.16,17).
© Pr. R. Moura – Publicação livre – se indicado o autor.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
QUANDO BATE A SAUDADE, EU COMO DOCE - Porque não existem palavras para explicar. Nem razões para calar toda essa ansiedade. E sem uma base calma...
QUANDO BATE A SAUDADE, EU COMO DOCE
Renato Moura
Quando bate a saudade e a solidão, eu como doce.
Porque não existem palavras para explicar,
Nem razões para calar, toda essa ansiedade.
E sem uma base calma, eu confundo a minha alma,
E no canto, desconto a perda de parte da sanidade.
E como doce, como se fosse doce, o amargo fel.
Para desmascarar ou mascarar, mais ainda, não sei,
Aquela figura que amei – a percepção da compleição do mel.
Então, vivendo nessa desilusão, a minha boca não fecha,
E levo dos outros aquela pecha: tem peso em excesso!
Eles não entendem a mágoa que expresso, e que sinto por dentro.
Não nos flancos, mas, bem aqui, no peito – no centro!
E enquanto sinto na ponta da língua o indizível e doce sabor,
Não mingua a umidade da felicidade de um bom-bocado de amor.
Mas, no fim, instigado, o tremor vem por inteiro.
Eu pego mais um brigadeiro, e chego a entender meus dois mundos.
E por uns segundos, tenho a impressão que passou o susto,
E, tento a todo custo, resistir o pudim de leite, mas, uma voz diz:
“Aceite, aceite”! Sem saber de onde vem aquele mando,
Peço para acompanhar, também... Uma tortinha de morango.
E disfarçando a minha tristeza, faço aquele bico da nobreza e digo:
“Une truffe de liqueur” ― O quê, não entendi! Diz o garçon.
E do alto e bom som, da minha adaptável cultura, desço com desenvoltura e esclareço:
― Não se avexe não, amigo! Uma trufa de licor.
Para não envergonhar o serviçal e, ao mesmo tempo, espantar todo mal de vez. Peço-lhe: ― Uma não. Duas, ou melhor, três.
É, só quem passou por isso sabe: como a solidão machuca!
Um desconforto geral, uma tristeza que dói no peito e sobe pela nuca. Porque, o amor perdido faz sofrer e golpeia a sensibilidade das pessoas. Uns se afundam no álcool, outros nas drogas, outros não saem mais na rua.
Eu? Eu como doce! Quando sinto a solidão rondar as minhas noites sem lua;
Para esquecer a falta de companhia; a saudade que me agonia...
Eu vou lá, na padaria. E depois de satisfazer minha ânsia louca;
Se ainda sentir falta daqueles lábios sedosos, dos beijos amorosos que recebi daquela boca...
Se ainda me desesperar porque há tanto tempo não tenho mais aqueles carinhos...
Sem dúvida eu peço: ― Por favor, me embrulha ainda, 1 quilo de beijinhos!
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia (Lucas 21.34).
© Pr. R. Moura – Publicação livre – se indicado o autor.