ÁGUA – NO CORPO DO ADULTO
Os adultos apresentam um volume de líquidos que representam 60 a 70% do peso, em se tratando de uma pessoa jovem e magra. Já nos obesos e idosos, o volume é menor girando em torno de 50 a 60 %. O ingrediente principal nesses líquidos, o qual chamamos “água”, não é um elemento químico. Um elemento químico possui em todos os seus átomos o mesmo número de prótons em seus núcleos. A água é, portanto, uma “substância química”, porque reúne moléculas formadas por 1 átomo de oxigênio e 2 átomos de hidrogênio. Ela aparece representada em “Química” pela fórmula H2O.
Todas as criaturas, homens, animais ou plantas necessitam de água para viver. No reino animal ela ajuda a regular o tamanho e a forma das células. Também é a parte substancial na composição dos líquidos orgânicos, sangue, urina, suor, etc. Ela ajusta a temperatura do corpo e é indispensável, pois atua em todas as transformações que acontecem no organismo.
ÁGUA – PERCENTUAL NO CORPO DO BEBÊ
A água é o principal componente dos seres vivos incidindo entre 70 a 90% da soma do peso total do indivíduo. Em certos casos ultrapassa os 90%, como é o caso de alguns animais marinhos; por exemplo, as medusas que têm 95% dessa substância na sua composição.
O ser humano recém nascido tem 72% do peso corporal composto por água. É interessante notar que à medida que idade avança, diminui o volume de líquidos no corpo da pessoa. E, mais curioso ainda é saber que, quando alguém se pesa e a balança registra 70 kg – o peso só de água é de no mínimo 42 kg. Os 28 quilos restantes são de proteínas, carboidratos e outros compostos menores.
Algumas plantas também têm um elevado percentual desse líquido. A batata contém 78% de água, o tomate 95%, o melão 93% e a melancia, morango, limão, mamão, carambola quantidade igual ou superior a 90%.
ÁGUA NO PLANETA
A Terra, nosso planeta, tem 71% de água, ou seja, cerca de ¾ de toda a sua superfície. Porém, 97,5% desse total é composto por água salgada. Em se tratando de água doce, somente 0,77% pode ser utilizada imediatamente pelo homem para atender às suas necessidades, e 1,7% está nos pólos, nas calotas e nas geleiras. Enquanto 0,017% aparecem distribuídas nos rios, nos lagos e também em estado gasoso, na atmosfera. (Manahan, 2001).
Confirmei essas informações, através dos registros do cientista marinho Donald T. Manahan, (ele foi homenageado e teve o seu nome usado para identificação do “Manahan Peak”, um pico com mais de 2000 m de altura na Antártica ou Antártida, ou como é mais conhecida, a região do Pólo Sul). Então, repensei: é verdade a Terra poderia ser chamada de planeta água!
Nessas idas e vindas de pensamentos recordei um tempo em que trabalhei no Estúdio de gravações Cameratti em Santo André – SP. Naquele tempo o diretor proprietário era o Cláudio Lutti, compositor que tivera algumas de suas músicas gravadas na voz da Elis Regina, além de outros artistas. Era também um produtor musical de renome na área. Ele havia gravado em seu estúdio a Paula Morelenbaum em 1992 e já estava preparando a Tetê Spindola, o que fez em 1994. Foi nessa época que conheci o Guilherme Arantes brilhante compositor e cantor; conheci também o excepcional guitarrista e professor de grandes nomes, Aldo Landi.
Bem, falei tudo isso só para lembrar que, o Guilherme Arantes tinha muita razão quando afirmou em sua canção Planeta Água: “Terra planeta água”.
A INEGÁVEL IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Diante do que foi exposto e do sucessivo conhecimento adquirido, é cada vez maior o número de pessoas que se conscientizam da importância da água para a vida humana. E nessa minha pesquisa deparei-me com uma informação muito interessante: no Japão está se solidificando o costume de:
- Tomar 4 copos de água de 160 ml – pela manhã em jejum antes de se fazer a higiene bucal. Só depois disso eles escovam os dentes, mas não comem nada antes de 45 minutos. Depois, comem normalmente.
- Não comem ou bebem nada depois das principais refeições. Só fazem isso 2 horas depois de terem ingerido alimentos.
- Quem, por vários motivos não consegue tomar os 4 copos de início, faz isso aos poucos, toma a principio menos e depois aumenta gradativamente.
- O que alegam é que, essa prática promove a cura de muitas enfermidades. Outras pessoas passam também a usufruir a vida de uma forma mais saudável, sem doenças.
Agora pasmem: diz-se que esse método consegue eliminar doenças como as da lista seguinte. A relação a seguir mostra o número de dias de tratamento que seriam indispensáveis para se curar, reduzir ou entrar nos níveis controlados em algumas enfermidades:
1. Gastrite – 10 dias
2. Pressão Alta – 30 dias
3. Obstipação – 10 dias
4. Diabetes – 30 dias
5. Câncer – 180 dias
6. Os portadores de artrite devem fazer o tratamento, por apenas 3 dias na primeira semana e, na segunda semana, diariamente. O tratamento não tem efeitos colaterais, ensinam os orientais. Entretanto, avisam que haverá a necessidade de urinar repetidas vezes.
Água é saúde e energia, mas não se deve bebê-la durante ou após as refeições, pois o líquido retarda a digestão normal da pessoa. A água misturando-se com o suco gástrico diminui o poder de ação do suco. Por isso aconselham a bebê-la somente depois de 2 horas.
A MISTERIOSA ÁGUA QUE CRISTO DÁ
Sabemos pelos fundamentos escriturísticos que a própria “Palavra de Deus”, a Bíblia, está recheada de chaves de mistérios. Mistérios estes que aos poucos vão sendo revelados e quanto mais nos aproximamos dos fins dos tempos, vão sendo colocados à luz do conhecimento dos que atuam fielmente na seara do Mestre. Vemos, dessa forma, entrar na fase do cumprimento da palavra profética o que escreveu o apóstolo Paulo no seguinte texto:
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus (1Co 4.1);
O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas (Efé 3.5).
Dessa forma entendemos que os mistérios estão e são residentes nas Escrituras, mas, os ministros de Cristo, são aqueles que recebem de Deus as prerrogativas para trazer à luz, a elucidação e a clareza das chaves do entendimento a eles reveladas. Por outro lado, sem muito esforço racional e ou espiritual, [sem muito: entende-se que sempre será necessário abrir o coração para Deus] a Bíblia apresenta trechos que falam por si:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Co 6.19). Nesse texto vemos o apóstolo dizendo que o corpo humano tem um significado de suma importância. Que ele, o nosso corpo, serve de habitação para o Espírito de Deus. Assim, precisamos cuidar do corpo com muita atenção e zelo. E presumo que, quando o autor sagrado falou do corpo, ele usou a aplicação do que na língua portuguesa se denomina “sinédoque”, figura de linguagem que tem a função de tomar uma parte para dizer de um todo. Dessa forma, quando falou do corpo, se referiu ao corpo, alma e espírito.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1Ts 5.23).
Então é de responsabilidade de cada um cultivar o bem estar corporal físico, mental e espiritual, do qual todos nós somos dotados.
Além do que foi exposto sobre as benesses da água para o corpo físico, está comprovado que andar de pés descalços sobre as areias da praia e pisar águas rasas nessa caminhada, é uma importante “terapia mental” capaz de dispensar grandes quantidades de toxinas no organismo.
JESUS SALVA E PROPORCIONA VIDA NOVA
Mas, para “lavar a alma”, no pleno sentido espiritual, é preciso apropriar-se daquilo que já foi outorgado gratuitamente pelo Senhor Jesus: o perdão dos pecados.
Muitos ainda hoje vivem com dificuldade de andarem no bom caminho do amor de Deus. Andam como se diz: um pé no caminho e outro no mundo, isto é: um dia têm fé em Deus e no outro tem também, mas com um pouco de desconfiança. Ora, o que desconfia, não pratica as obras da fé. É preciso exercitar a verdadeira fé nos méritos de Jesus na cruz do calvário, para poder andar de cabeça erguida e consciente da vitória que Cristo proporciona pela remissão do pecador.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados (Mt 9.2). Nesse caso o paralitico foi perdoado e também andou. Glória a Jesus! Ele foi perdoado e andou; você também pode receber essa dupla bênção! Não só por um dia ou dois, mas por toda a existência.
Permita que a água do poder de Deus, desça sobre a sua vida e purifique todo o seu interior, perdoando, lavando, tirando toda a mágoa e transformando seu ser.
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hebreus 13.8).
Venha hoje, venha agora mesmo e usufrua do poder de Deus para fazer de você, alguém em paz consigo mesmo e com os outros. Deus está lhe dando uma nova oportunidade, faça com Ele um novo pacto. Muitas pessoas, hoje em dia, estão fingindo acreditar, mas não acreditam... É preciso mergulhar na fé em Cristo para obter tudo aquilo que Deus tem prometido através dos seus ministros espalhados por toda a face da Terra.
E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio. E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio (Ezequiel 46.6-9).
Disse Jesus: aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna (João 4.14).
Precisamos entender que as interpretações das mensagens bíblicas proféticas devem, em cada um de nós, ter uma aplicabilidade prática. Entretanto, mesmo fazendo essa interpretação prática e pessoal, a “Palavra” não deixa de ser inteiramente espiritual e profética. Apenas exerce a sua eficácia direcionada a uma ou mais pessoas, por um momento. Sem deixar, todavia, o projeto original de Deus que é o de salvar o todo. Isto quer dizer: salvar a todos os que reconhecerem e permanecerem sob o senhorio de Cristo.
Sendo assim, se o prezado leitor sente que a sua alma está sequiosa e deseja deixar de viver nesse deserto espiritual em que está habitando atualmente, receba essa mensagem da parte de Deus; faça bom proveito daquilo que lhe for útil e lhe sirva de alento no curso da sua existência!
E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro (Apocalipse 22.1).
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações (Apocalipse 22.2).
Que Deus abençoe a sua vida, hoje e sempre!
Pr. Renato Moura
Bibliografia
Oliveira, J.E.D.; Marchini, J.S. Ciências Nutricionais. São Paulo: Edit. Sarvier, 1998.
Spethmann, Carlos Nascimento, Medicina Alternativa, Uberlândia – Editora Natureza 6ª. Edição, 2003
Almeida, João Ferreira de, Bíblia Sagrada - R C – Barueri-SP. – SBB, 2009
Sites acessados
http://www.dfn.if.usp.br/pagina-dfn/divulgacao/abc/Basic.html
http://www.profjoaoneto.com.br/quimicag/sistemaqt.htm
http://www.dihitt.com.br/n/saude/2009/03/15/importancia-e-funcoes-da-agua-no-corpo-humano
http://www.aguas.cnpm.embrapa.br/natureza/agua/aguahumano.htm
http://www.planetaorganico.com.br/meioagua1.htm
Leia também neste blog: Não tenha medo da tempestade.