RORAIMA – MAIS DA METADE É EVANGÉLICA
A população evangélica do Estado de Roraima atingiu o índice de 50,8%. Esse é o maior percentual entre as 27 Unidades da República Federativa do Brasil, formada pelos 26 Estados e o Distrito Federal – Brasília.
O referente foi o resultado de pesquisa que indicou o número de pessoas que frequentam alguma denominação das Igrejas Evangélicas.
Esses dados foram contabilizados pelo Ministério de Apoio – Mai, com parâmetros extraoficiais provenientes do censo 2010, promovido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Entre as denominações existentes, destaca-se a Assembleia de Deus, estabelecida desde o ano de 1915 no promissor Estado brasileiro, e dispõe de 368 templos. Sendo em número de membros a maior igreja evangélica em Roraima, assim como continua sendo em todo o Brasil.
BOA VISTA – A CAPITAL
O maior conglomerado populacional está na capital, e o município ostenta também a notoriedade por ser a central administrativa do Estado. Localizada à margem direita do Rio Branco, a cidade teve suas linhas modernas projetadas pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, em 1944 e 1946. A sua construção foi iniciada na gestão do capitão Ene Garcez dos Reis, primeiro governador do então território Federal do Rio Branco, o qual viria a ser chamado no ano de 1962 “Território Federal de Roraima”. Sendo que a atual designação de “Estado de Roraima”, deu-se na promulgação da Constituição Brasileira de 1988.
O traçado principal de Boa Vista em forma de leque, imita as ruas de Paris na França. O seu projeto em linhas perpendiculares fazem convergência para a praça do centro cívico Joaquim Nabuco, onde se encontra o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.
TRAÇO ESCARLATE NA BANDEIRA ESTADUAL
Um fato interessante é que, entre as capitais brasileiras, Boa Vista é a única cujo território fica totalmente do lado Norte da linha do Equador. Esse é o motivo simbólico da bandeira do estadual ter uma linha vermelha, na parte inferior, cortando-a horizontalmente.
O que para muitos faz lembrar o fio escarlate (vermelho intenso) preso na janela da casa de Raabe, sobre o muro de Jericó. Lembrando que, para uma posição assumida não há necessidade de contrato assinado, reconhecido as firmas e registrado em livro próprio no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
Essas exigências são feitas, atualmente, para cumprimento da legislação criada pela simples necessidade diante das distorções absurdas, onde são comprovados casos de falta de caráter no cumprimento de obrigações; desde as mais elementares até as de suma gravidade.
Mas, naquela época remota, pelo menos no tratamento com o povo de Deus, não era assim.
Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela (Js 2.18,21).
Aquele fio seria, como de fato foi, um sinal para libertação daquela mulher e toda a sua família, quando se deu a invasão liderada por Josué, o sucessor de Moisés. Os seus comandados respeitaram o sinal e preservaram aquelas vidas cumprindo a promessa feita por dois deles.
Esse texto envia os nossos pensamentos para o alto da cruz onde agonizou o nosso Senhor Jesus Cristo, quando não um, mas vários fios escarlates escorreram do seu corpo santo. E aquele sangue se tornou em um grande sinal; sinal para a libertação e transformação de vida, para todos os que Nele crerem.
A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (Jo 1.12).
IMIGRANTES E MISSIONÁRIOS
É interessante saber que, Roraima se apresentou como o primeiro Estado com maioria evangélica no país. Isso se deve aos esforços conjuntos não só dos imigrantes crentes que lá se estabeleceram. Mas, também, daqueles vocacionados, os missionários, que deixaram suas origens e foram exclusivamente para levarem a boa nova (a mensagem evangélica).
É interessante saber que, Roraima se apresentou como o primeiro Estado com maioria evangélica no país. Isso se deve aos esforços conjuntos não só dos imigrantes crentes que lá se estabeleceram. Mas, também, daqueles vocacionados, os missionários, que deixaram suas origens e foram exclusivamente para levarem a boa nova (a mensagem evangélica).
Que Deus em Sua infinita graça e misericórdia, abençoe Roraima representado por sua extensão geográfica, autoridades civis, militares e eclesiásticas, bem como, toda a sua população!
Pr. Renato Moura
Leia também neste blog:
Histórico da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga - São Paulo
CLICK AQUI: ASSEMBLEIA DE DEUS