sexta-feira, 22 de abril de 2011

HAMARTOLOGIA - Do grego transliterado “hamartia” e significa pecado, erro, falta, defeito. Assim, pecado - mais o sufixo gr. “lógos”, igual a: verbo, palavra, discurso, linguagem, teoria, estudo – formam a palavra.


Continuando o nosso trabalho é bom lembrarmos que, quando se estuda a palavra  pecado, entramos numa área sobre Deus e Seus atributos e nos deparamos com o nome que usualmente se dá a essa matéria: Hamartiologia. O termo nos vem do grego transliterado “hamartia”, e significa pecado, erro, falta, defeito. Assim, pecado gr. “hamart” - mais o sufixo gr. “lógos”, que expressa: verbo, palavra, discurso, linguagem, teoria, estudo – formam a palavra Hamartologia ou a sua variante: Hamartiologia. Deste modo temos “Hamartologia que é o estudo sobre a doutrina do pecado”.

Se contrapondo a essa matéria, encontramos a “SOTERIOLOGIA” que vem do termo gr “sotérion” e aponta para salvação e está relacionada com a palavra “sotér” = salvador. Daí, a “Soteriologia” trata especificamente sobre a salvação na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

HEBRAISMO
Na antiga língua dos hebreus o termo ”pecado” pode ser traduzido por 3 palavras que transliteradas para o português são:

1 -  Chatta’ah ou Chatta’th – É o pecado relacionado à condição de responsabilidade pela transgressão; Penalidade; Doação para limpeza dos pecados ligados à impureza ritual (Gn 4.7; Js 22.29); Expressão originária do termo “chatá” - pecar, falhar, deixar o curso, errar o alvo, desviar-se do caminho certo ou do dever –  incidir em culpa e tornar-se incriminado para receber a punição pelo erro; perder o direito.

2 - Peshá - infração, motim ou rebelião contra indivíduo, nação contra nação ou contra Deus (Ex 17.2; Lv 5.1). A Bíblia nos diz: Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm. 3.23). Mesmo diante dos vícios e penúria da espécie humana, em nossa cultura submetida ao humanismo, ainda se concentra o conceito de que o pecado, quando se refere a Deus, não existe; por ser algo inerente à natureza humana. Porém, a citação que o Apóstolo Paulo nos faz, deixa clara sua declaração de que verdadeiramente, somos manchados pelo pecado. Nossa referência moral continua maculada e censurável.

3 - Matstsah – Indica conflito, contenda, tumulto, choque (Jz 10.15; Pv 17.19), vem de natsah - assolado, devastado, arrasado, tornar-se como montes destruídos.
Em Gn 13.10 encontramos Ló escolhendo para si uma direção para o seu pastoreio, e buscou o lado oriental do Jordão indo até Sodoma e Gomorra. Enquanto isso, Abrão armou as suas tendas junto aos carvalhais de Manre, junto ao Hebron.
Essa separação entre o tio e o sobrinho se deu, devido à contenda que havia no campo entre os pastores de ambos, . Então houve o aumento do pecado e a posterior destruição das cidades onde Ló se instalara.

PECADO VERSUS MORAL
Correlacionando as diretrizes de Deus dispostas na Bíblia Sagrada, com a conduta moral de cada ser humano, podemos ver ainda mais o que significa pecado.

a) Pecado é errar o objetivo e, nesse sentido, há três conceitos. 1 – Errar como um flecheiro que tem até vontade de acertar, mas não se esforça; então, erra o alvo (Jr 44.23; At 22.16); 2 – Errar como ser achado em falta na balança de Deus; (Gn 4.7; Dn 5.27);  
3 – Errar como numa viagem alguém se perde (Gn 20.9; Lc 15.18);
b) Na área do convívio social pecado é o abuso, a inconveniência, desonestidade, perversidade, é tornar-se depravado e sem caráter. Pecado é a mentira, engano, calúnias e ações injuriosas. É quando o ser humano maltrata e corrompe os seus semelhantes (Gn 6.11; Pv.16:29; Jd 1.10);
c) O Pecado é a perversão, idolatria, transgressão, heresia, corrupção e infração contra a lei de Deus. O profeta Isaías apontou esse estado de miserabilidade humana e assim se profetizou:
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça (Is 59.1,2).

Continua...

Pr. Renato Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.