DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O BATISMO NO ESPIRITO SANTO - Poucos são os obreiros que estão ensinando a doutrina do batismo... Pastor Alcides Fávaro


Pastor Alcides Fávaro

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (Atos 1.8).

Poucos são os obreiros que estão ensinando a doutrina do batismo no Espírito Santo em suas igrejas. O que realmente está acontecendo? Perderam o fervor? Não creem mais? Se esfriaram? Não oram mais? Temos necessidade urgente na ministração dessa doutrina em nossas igrejas.

O batismo no Espírito Santo é para todos os que são salvos por Cristo, que nasceram de novo. É uma obra distinta da regeneração e da santificação. Ser batizado no Espírito Santo significa experimentar a plenitude do Espírito, conforme as citações bíblicas a seguir:

... Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (Atos 1.1b – 5);

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém (Lucas 24.49-51);

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar (João 16.7-14).

Falar em outras línguas como sinal inicial do batismo no Espírito Santo é a confirmação de quem recebeu a promessa do Senhor Jesus. O batismo no Espírito Santo outorga ao crente ousadia e poder celestial para realizar grandes obras em nome de Jesus e ter eficácia no seu testemunho e pregação.

Temos também outros resultados genuínos como: mensagens proféticas, louvores, maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo. É certo que ocorre uma vida que glorifica o Senhor Jesus, com vários dons do Espírito Santo. O desejo de orar e interceder é crescente; segue-se maior amor para com a Palavra de Deus, além de compreensão e obediência à mesma. 

Temos algumas condições prévias que ajudam os crentes a receberem o batismo no Espírito Santo:

a) Aceitar Jesus como Senhor e Salvador e afastar-se dos pecados do mundo (santificação);

b) Crer de corpo e alma que Jesus é que batiza com o Espírito Santo;

c) Ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo, de dia e de noite;

d) Buscar através da oração e perseverança o batismo no Espírito Santo (sem duvidar);

e) Aproximar-se dos crentes batizados no Espírito Santo (que estão em comunhão com a igreja) e rogar-lhes as suas orações;

f) Frequentar os cultos de oração, vigílias e consagrações da igreja;

g) Ler Atos do Apóstolos, pois é onde encontramos a maioria dos irmãos e apóstolos que foram batizados no Espírito Santo.

Concluo esta breve mensagem rogando com orações que Jesus batize no Espírito Santo os meus amados irmãos, os quais ainda não alcançaram esta promessa. Muito em breve sereis batizados no Espírito Santo. Busquem ao Senhor Jesus!

                                                            Pastor Alcides Fávaro

Presidente do Campo Eclesiástico do Ministério da Assembleia de Deus no Ipiranga e da COMOESPO – Convenção dos Ministros Ortodoxos do Estado de São Paulo e outros.


Transcrição feita pelo Pastor Renato Moura 
          (aguaparabeber.blogspot.com)
do JORNAL DIVULGADOR DA VERDADE

Órgão Oficial da Assembleia de Deus no Ipiranga
Ano 46 – Edição setembro/outubro de 2011

2 comentários:

  1. Amem PASTOR.
    Linda mensagem,que Deus te ilumine e te guarde dando-lhe força e sabedoria para continuar ministrando cada dia mais.
    Forte abraço Pr. Daniel

    ResponderExcluir
  2. Ao Pastor Daniel.
    Paz do Senhor Jesus!
    Muito agradecido por seu comentário sobre o artigo escrito pelo Pastor Alcides Fávaro.
    Eu, oportunamente, transmitirei a ele seus cumprimentos.
    Que Deus continue abençoando o amado e o
    rebanho aos seus cuidados.
    Pr. Renato Moura

    ResponderExcluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.