terça-feira, 20 de agosto de 2013

VOCÊ FOI CHAMADO PARA BRILHAR - Nesse afã de agradar, alguns se esforçam para estarem em todas as reuniões da igreja com o único objetivo...

01 – PARA BRILHAR VOCÊ PRECISA AGRADAR.
Um item muito importante para o cristão que deseja brilhar é saber, se de fato está agradando. E, nesse afã de agradar, alguns se esforçam para estarem em todas as reuniões da igreja com o único objetivo de serem visto por muitos, principalmente pelo líder. Entre esses tais, tem gente que até muda a sua característica pessoal, como jeito de andar, ler, falar, cantar e até mesmo seu jeito de orar, só para estar mais “parecido” com o modelo que julga que a liderança aprova.
Entretanto, para agradar é preciso ter fé. Não em outra pessoa – mas, em si mesmo! Você precisa crer que é capaz; que Deus já fez tudo por você e só está esperando para ver as suas ações e reações.
Nessa linha de raciocínio podemos ler na carta aos Hebreus: 
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6).

02 – BRILHANDO NA AUTOPROMOÇÃO.
É claro que se você deseja “brilhar”, é necessário que haja em seu interior uma vontade, um desejo de realização sem incertezas. Em primeiríssimo lugar é preciso que essa tal autopromoção seja feita dentro de você mesmo. É preciso que a confiança na sua capacidade seja acreditada primeiro por você. Você não pode começar e pensar que chegará ao triunfo, se nem mesmo você acredita em sua força. 
Mesmo que em alguns pontos da sua vida ou personalidade há uma fraqueza que pode por tudo a perder, e algumas vezes você pensou em desistir de tudo; olhe mais uma vez para “Aquele” único que é perfeito e ouça o que Ele falou a Pedro e aos demais discípulos: 
Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (Marcos 10.27).
Diga: eu vencerei porque Deus está comigo! Eu posso porque eu sou de Deus! E se em qualquer momento a incerteza trouxer alguma dúvida, lembre-se dessas palavras:
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8.31). 
Tudo mudará, se você pode crer! E depois, quando as coisas começarem a dar certo, não se esconda, deixe que saibam o que você está fazendo. Não seja demasiadamente modesto a ponto de outra pessoa levar o mérito daquilo que você fez. Mas, não precisa forçar nada, porque tudo ocorrerá naturalmente dentro da vontade de Deus. Só não diga como Adão disse para Deus: ouvi a tua voz... tive medo e me escondi. 
Só se esconde aquele que está em pecado, aquele que desistiu da luta, aquele que nada faz para ser valorizado. Mas, os vencedores sempre aparecem! Eles estão no topo, pois correram para alcançarem o prêmio.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece (Filipenses 4.13).

03 – BRILHE A SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL.
Você já notou que as empresas de “marketing” para promoverem um produto, o fazem de forma a valorizar o mesmo?  Assim o consumidor enche os olhos com um aspecto sofisticado, com cores fortes e “design” chamativo. 
Você percebeu que na área de programas para computadores, por exemplo, além do acima exposto, um único disco de DVD é vendido numa embalagem onde caberiam pelo menos uns cinquenta? A apresentação conta sim, e muito!
E como você tem se apresentado ultimamente? A sua “embalagem” é a sua apresentação pessoal. A roupa que você veste deve estar sempre bem cuidada, limpa, passada... Os seus sapatos engraxados e, num geral, você deve ter uma aparência bem cuidada com muito carinho. A sua apresentação pessoal deve surpreender aqueles a quem você for apresentado e todos os que lhe veem. Não se trata aqui, por ser um meio cristão, de trajes caros, de grifes famosas, não! Mas, lembre-se: a limpeza tanto a corporal, como a das roupas e calçados devem ser um primor, já que são componentes visuais que apresentam o mais valioso: o programa muito bem elaborado que compõe o seu coração que no momento certo começará a exalar o bom perfume de Cristo.
A procura da perfeição, uma bela apresentação e a imprescindível ajuda de Deus farão com que você, sem dúvida, comece a brilhar.  
A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).  

04 – PARA BRILHAR, VOCÊ PRECISA MUDAR.
Eduardo Galeano, escritor uruguaio, autor de mais de 40 obras que foram traduzidas em diversos idiomas, entre elas encontramos “As Veias Abertas da América Latina”, pois bem, ele declarou: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos".  
O apóstolo Pedro disse: 
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1Pedro 5.6,7).
Ser humilde, não é ser um desprotegido, não é ser um coitado! E afaste-se dessa ideia de que se pode brilhar sem esforço; seja humilde você precisa mudar. Acredite: é necessário que pensamentos arraigados sejam revistos à luz da Bíblia, de maneira franca, extremamente válida, sem chavões pré-concebidos. Então, onde houver necessidade de mudanças, abra o coração para a verdade e deixe o Senhor operar!
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.13).

05 – BRILHE PARA CRISTO. 
Na sociedade globalizada de hoje, com a rapidez que as notícias nos chegam, percebemos a frenética voracidade dos consumidores de última hora que, embora se achem mais cultos e instruídos, acabam colocando no “self-service”
da sua alimentação diária, muito mais joio que trigo.  Dessa forma, esses nem tão inocentes assim, vão se prostituindo voluntária ou involuntariamente acarretando para si e para suas famílias males que dificilmente não os farão chorar. E o pior é que, até na mesa do Senhor há uma mistura nociva, cujo percentual vem provocando intoxicação alimentar nas ovelhas do rebanho de Cristo. 
Os falsos profetas já estão aí aos montes, eles estão atuando fora e dentro das igrejas. Como serpentes fazem seus ninhos e picam inoculando veneno mortal nos incautos que lhes cruzem o caminho.
O Senhor Jesus, entretanto, continua nos dizendo:  
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4.23). Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo  (Mateus 28.19).
Assim, você pode brilhar praticando o amor de Cristo! Melhore cada vez mais, todos os dias e em todas as ocasiões. Leia jornais, revistas e livros evangélicos. E com muita perspicácia leia os seculares também. Falar e escrever corretamente é fundamental para quem deseja brilhar.
Mas, se por algum motivo você se achar incapaz para uma tão grande obra, que é a de brilhar com Cristo e para Cristo, lembre-se que a obra não é sua – é de Deus. E Ele como Senhor da seara há de lhe dar condições complementando tudo aquilo que lhe falta. E, se por acaso, num momento qualquer, você ficar sem saber o que falar lembre-se o que Deus lhe diz: 
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei (Salmo 81.10).
Porém, a você meu irmão que deseja brilhar, nunca esqueça a palavra de João “o batista”, que referindo-se a Jesus, assim se expressou: 
É necessário que ele cresça e que eu diminua (João 3.30).

Que Deus nos ajude!

Pastor Renato Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.