DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

segunda-feira, 30 de maio de 2011

RORAIMA – População evangélica do Estado atingiu o índice de 50,8%. Esse é o maior percentual entre as 27 unidades da República Federativa do Brasil.

RORAIMA – MAIS DA METADE É EVANGÉLICA
A população evangélica do Estado de Roraima atingiu o índice de 50,8%. Esse é o maior percentual entre as 27 Unidades da República Federativa do Brasil, formada pelos 26 Estados e o Distrito Federal – Brasília.
O referente foi o resultado de pesquisa que indicou o número de pessoas que frequentam alguma denominação das Igrejas Evangélicas.
Esses dados foram contabilizados pelo Ministério de Apoio – Mai, com parâmetros extraoficiais provenientes do censo 2010, promovido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Entre as denominações existentes, destaca-se a Assembleia de Deus, estabelecida desde o ano de 1915 no promissor Estado brasileiro, e dispõe de 368 templos. Sendo em número de membros a maior igreja evangélica em Roraima, assim como continua sendo em todo o Brasil.

BOA VISTA – A CAPITAL
O maior conglomerado populacional está na capital, e o município ostenta também a notoriedade por ser a central administrativa do Estado. Localizada à margem direita do Rio Branco, a cidade teve suas linhas modernas projetadas pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, em 1944 e 1946. A sua construção foi iniciada na gestão do capitão Ene Garcez dos Reis, primeiro governador do então território Federal do Rio Branco, o qual viria a ser chamado no ano de 1962 “Território Federal de Roraima”. Sendo que a atual designação de “Estado de Roraima”, deu-se na promulgação da Constituição Brasileira de 1988.
O traçado principal de Boa Vista em forma de leque, imita as ruas de Paris na França. O seu projeto em linhas perpendiculares fazem convergência para a praça do centro cívico Joaquim Nabuco, onde se encontra o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.

TRAÇO ESCARLATE NA BANDEIRA ESTADUAL
Um fato interessante é que, entre as capitais brasileiras, Boa Vista é a única cujo território fica totalmente do lado Norte da linha do Equador. Esse é o motivo simbólico da bandeira do estadual ter uma linha vermelha, na parte inferior, cortando-a horizontalmente.
O que para muitos faz lembrar o fio escarlate (vermelho intenso) preso na janela da casa de Raabe, sobre o muro de Jericó. Lembrando que, para uma posição assumida não há necessidade de contrato assinado, reconhecido as firmas e registrado em livro próprio no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. 
Essas exigências são feitas, atualmente, para cumprimento da legislação criada pela simples necessidade diante das distorções absurdas, onde são comprovados casos de falta de caráter no cumprimento de obrigações; desde as mais elementares até as de suma gravidade.
Mas, naquela época remota, pelo menos no tratamento com o povo de Deus, não era assim.  

Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela (Js 2.18,21).
Aquele fio seria, como de fato foi, um sinal para libertação daquela mulher e toda a sua família, quando se deu a invasão liderada por Josué, o sucessor de Moisés. Os seus comandados respeitaram o sinal e preservaram aquelas vidas cumprindo a promessa feita por dois deles.
Esse texto envia os nossos pensamentos para o alto da cruz onde agonizou o nosso Senhor Jesus Cristo, quando não um, mas vários fios escarlates escorreram do seu corpo santo. E aquele sangue se tornou em um grande sinal; sinal para a libertação e transformação de vida, para todos os que Nele crerem.
A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (Jo 1.12).

IMIGRANTES E MISSIONÁRIOS
É interessante saber que, Roraima se apresentou como o primeiro Estado com maioria evangélica no país. Isso se deve aos esforços conjuntos não só dos imigrantes crentes que lá se estabeleceram. Mas, também, daqueles vocacionados, os missionários, que deixaram suas origens e foram exclusivamente para levarem a boa nova (a mensagem evangélica).
Que Deus em Sua infinita graça e misericórdia, abençoe Roraima representado por sua extensão geográfica, autoridades civis, militares e eclesiásticas, bem como, toda a sua população!

Pr. Renato Moura

Leia também neste blog:
Histórico da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga - São Paulo 
CLICK AQUI: ASSEMBLEIA DE DEUS

8 comentários:

  1. Muito clara e objetiva a sua postagem. Me esclareceu e alegrou saber que o Estado de Roraima é o que primeiro que tem mais da metade de seus habitantes evangélicos. Eu sei de cidades e até capitais que já ultrapassaram a marca de 50%. Mas, Estado... É uma grande satisfação saber isso. Embora não seja um Estado muito populoso, percentual é percentual... Não é?!
    Muito bom Pastor Renato.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA A PAZ DO SENHOR JESUS,AQUI É O PB. SERGIO DE TAUBATE -SP,ESTAREI AI EM BOA VISTA NOS DIAS 22 23 24 25\05,APESAR DE ESTAR A TRABALHO PRETENDO VISITAR A IGREJA ASSEMBLEIA DESTA CIDADE , SERA UMA GRANDE ALEGRIA CONHECER MAIS UMA PARTE DO POVO QUE IRA MORAR NA CIDADE CELESTIAL.

    ResponderExcluir
  3. Querido Pb Sergio de Taubaté. Que vc tenha uma abençoada estada no promissor Estado de Roraima. Entretanto, amado, estou radicado na capital paulista. Que o Senhor Jesus Cristo lhe oriente em tudo e esteja iluminando os seus passos e as suas decisões! Pr. Renato.

    ResponderExcluir
  4. Pastor Renato Moura, se o senho puder me adicionar no Facebook para nós conversamos um pouco sobre populaões cristãns no mundo, eu so de um Grupo De Missoes da Assembléia de Deus..
    link de Facebook: http://www.facebook.com/NadaHumilde4i20

    DEUS TE ABEÇOE..

    ass: Emerson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, irmão Emerson.
      Se o amado desejar pode escrever um email.
      O meu endereço é: brother.moura@yahoo.com.br
      Não possuo, por enquanto, facebook.
      Mas, se eu resolver me inscrever terei prazer em adicioná-lo.
      Fique com Deus.

      Excluir
  5. Temos atualmente 27 estudos os quais já estão sendo acessados a partir de mais de 104 países. alguns deles com mais de 300 páginas... basta acessar:dábliodábliodábliopontorevelacaodabibliapontocompontobr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 27 estudos publicados no site www.revelacaodabiblia.com.br, são de um irmão ou de uma irmã que não se assina. Essa pessoa mandou-me o endereço da sua página como comentário neste artigo deste meu blog. Tal atitude me causa estranheza e uma certa desconfiança, porém como eu tenho uma pasta de arquivos denominada "Trasitando" resolvi arquivar alguns artigos lá. Depois de ler alguns deles resolvi publicar este endereço dessa pessoa desconhecida. Se você meu prezado leitor resolver acessar e ler os textos, faça-o com cuidado porque não os escrevi e não tive ainda tempo para lê-los ao ponto de dar minha total aprovação. Digo, entretanto, que o pouco que pesquisei deu-me um parecer de ser uma leitura sadia.
      Pastor Renato Moura.
      Obs.: "Se vc amigo leitor quiser comunicar-se comigo, pode fazer por aqui mesmo, ou pelo meu e-mail: brother.moura@yahoo.com.br - Mas, por favor identifique-se!!! Obrigado.
      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  6. Ola pastor. grato pela forma madura e responsável como se posicionou.
    Sou um irmão de fé Há 33 anos no caminho da vida. O Senhor me chamou para anunciar a palavra Dele. Quanto a meu nome não colocou nos estudos porque o Senhor me chamou para anunciar o nome "DELE", quanto o meu é apenas o de um mero ZÉ NINGUÉM, que um dia como todo mortal passará... QUANDO O SENHOR LER O ESTUDO SOBRE TESTEMUNHO poderá entender melhor essa questão de nomes... Grato.

    ResponderExcluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.