DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

sexta-feira, 22 de abril de 2011

HAMARTOLOGIA - Do grego transliterado “hamartia” e significa pecado, erro, falta, defeito. Assim, pecado - mais o sufixo gr. “lógos”, igual a: verbo, palavra, discurso, linguagem, teoria, estudo – formam a palavra.


Continuando o nosso trabalho é bom lembrarmos que, quando se estuda a palavra  pecado, entramos numa área sobre Deus e Seus atributos e nos deparamos com o nome que usualmente se dá a essa matéria: Hamartiologia. O termo nos vem do grego transliterado “hamartia”, e significa pecado, erro, falta, defeito. Assim, pecado gr. “hamart” - mais o sufixo gr. “lógos”, que expressa: verbo, palavra, discurso, linguagem, teoria, estudo – formam a palavra Hamartologia ou a sua variante: Hamartiologia. Deste modo temos “Hamartologia que é o estudo sobre a doutrina do pecado”.

Se contrapondo a essa matéria, encontramos a “SOTERIOLOGIA” que vem do termo gr “sotérion” e aponta para salvação e está relacionada com a palavra “sotér” = salvador. Daí, a “Soteriologia” trata especificamente sobre a salvação na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

HEBRAISMO
Na antiga língua dos hebreus o termo ”pecado” pode ser traduzido por 3 palavras que transliteradas para o português são:

1 -  Chatta’ah ou Chatta’th – É o pecado relacionado à condição de responsabilidade pela transgressão; Penalidade; Doação para limpeza dos pecados ligados à impureza ritual (Gn 4.7; Js 22.29); Expressão originária do termo “chatá” - pecar, falhar, deixar o curso, errar o alvo, desviar-se do caminho certo ou do dever –  incidir em culpa e tornar-se incriminado para receber a punição pelo erro; perder o direito.

2 - Peshá - infração, motim ou rebelião contra indivíduo, nação contra nação ou contra Deus (Ex 17.2; Lv 5.1). A Bíblia nos diz: Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm. 3.23). Mesmo diante dos vícios e penúria da espécie humana, em nossa cultura submetida ao humanismo, ainda se concentra o conceito de que o pecado, quando se refere a Deus, não existe; por ser algo inerente à natureza humana. Porém, a citação que o Apóstolo Paulo nos faz, deixa clara sua declaração de que verdadeiramente, somos manchados pelo pecado. Nossa referência moral continua maculada e censurável.

3 - Matstsah – Indica conflito, contenda, tumulto, choque (Jz 10.15; Pv 17.19), vem de natsah - assolado, devastado, arrasado, tornar-se como montes destruídos.
Em Gn 13.10 encontramos Ló escolhendo para si uma direção para o seu pastoreio, e buscou o lado oriental do Jordão indo até Sodoma e Gomorra. Enquanto isso, Abrão armou as suas tendas junto aos carvalhais de Manre, junto ao Hebron.
Essa separação entre o tio e o sobrinho se deu, devido à contenda que havia no campo entre os pastores de ambos, . Então houve o aumento do pecado e a posterior destruição das cidades onde Ló se instalara.

PECADO VERSUS MORAL
Correlacionando as diretrizes de Deus dispostas na Bíblia Sagrada, com a conduta moral de cada ser humano, podemos ver ainda mais o que significa pecado.

a) Pecado é errar o objetivo e, nesse sentido, há três conceitos. 1 – Errar como um flecheiro que tem até vontade de acertar, mas não se esforça; então, erra o alvo (Jr 44.23; At 22.16); 2 – Errar como ser achado em falta na balança de Deus; (Gn 4.7; Dn 5.27);  
3 – Errar como numa viagem alguém se perde (Gn 20.9; Lc 15.18);
b) Na área do convívio social pecado é o abuso, a inconveniência, desonestidade, perversidade, é tornar-se depravado e sem caráter. Pecado é a mentira, engano, calúnias e ações injuriosas. É quando o ser humano maltrata e corrompe os seus semelhantes (Gn 6.11; Pv.16:29; Jd 1.10);
c) O Pecado é a perversão, idolatria, transgressão, heresia, corrupção e infração contra a lei de Deus. O profeta Isaías apontou esse estado de miserabilidade humana e assim se profetizou:
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça (Is 59.1,2).

Continua...

Pr. Renato Moura.

2 comentários:

  1. Boa Tarde.

    Que Deus continue abençoando sua vida Pastor Renato Moura em Nome de Jesus Cristo... Obrigado por esse Estudo Postado.
    Simplesmente Fenomenal.

    Um Forte Abraço

    Att.
    Pr. Max Ferreira Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Pastor Max Ferreira Alves!

      Amém! meu amado pastor, por sua aspiração benevolente e abençoadora a meu respeito!
      Não há o que agradecer, estamos aqui nesta jornada para ajudarmo-nos uns aos outros. Mas, se houver justificativa para agradecimento, este cabe à sua pessoa e por mim. Pelo carinho e incentivo com que o irmão me distinguiu!
      Que Deus nos abençoe!

      Excluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.