DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

quarta-feira, 30 de março de 2011

HISTÓRICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS – Ministério no Ipiranga - O evangelista Vitaliano Piro, de origem italiana, foi enviado para dirigir cultos nos jardins do atual Parque da Independência...

PEQUENO HISTÓRICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS – Ministério no Ipiranga 

MISSIONÁRIO SAMUEL NYSTRÖM 
Conforme pesquisas do jornalista e historiador pastor Eliézer Cohen, num certo dia de abril de 1931, o missionário Samuel Nyström que pastoreava a Assembléia de Deus na capital paulistana entre os meses de outubro de 1930 a maio de 1932, enviou o evangelista Vitaliano Piro, de origem italiana, para dirigir cultos nos jardins do atual Parque da Independência, bairro do Ipiranga, na capital paulista. Aqueles cultos foram dessa época em diante, realizados sistematicamente em diferentes locais do parque.

Até aquela ocasião ninguém ainda havia pregado em praça pública no bairro do Ipiranga e, no primeiro desses cultos, cinco preciosíssimas vidas renderam-se aos pés de Cristo.

PERSEGUIÇÃO
Por diversas vezes, algumas religiosas do Educandário Sagrada Família, situado na região, fizeram ferozes investidas contra o servo de Deus: jogando-lhe pedras e proferindo palavras ofensivas.
Mesmo sofrendo aquelas afrontas e agressões, o Evangelista Vitaliano não esmoreceu no trabalho da evangelização que lhe fora confiado.

Congregando na Rua Carneiro Leão, bairro do Brás, havia um casal de avançada idade, irmãos Gaudêncio e esposa, cujo filho Joaquim e nora Josefina Fernandes, residiam no Ipiranga, e ainda não eram evangélicos, razão pela qual, irmão Gaudêncio e esposa se prontificaram em acompanhar o pregador numa de suas empreitadas. No dia marcado reuniram-se nas imediações do Museu do Ipiranga, as seguintes pessoas: Vitaliano e esposa; Gaudêncio e esposa; Joaquim e esposa; e diácono João Jacob e esposa.
Essas oito pessoas estavam cultuando ao Senhor quando, de repente, as religiosas do já mencionado Educandário, surgiram em suas frentes e investiram contra os irmãos atirando-lhes pedras com muita violência e ódio. Para não sofrerem ferimentos graves o grupo saiu apressadamente do local e se dirigiram à casa de Josefina Fernandes situada à Rua Arcipreste  Ezequias, número 7 – Vila São José, bem distante daquele local, e ali se refugiaram por algumas horas. Aquela casa possuía apenas uma cozinha e um quarto pequeno, mas, foi oferecida pela senhora Josefina para a realização dos cultos.

PRIMEIRO BATISMO E OFICIALIZAÇÃO DA IGREJA
Após as primeiras reuniões converteram-se: Josefina Fernandes; Carmem Ruiz Triston e filhas: Teodora Triston Fernandes, Carmem Triston Fernandes, e seu esposo Marcial Fernandes, além de Teodora Triston Fernandes. Também se converteram naqueles dias: a vizinha Josefa Ruiz, bem como Encarnação Perez. Todos eles são considerados pioneiros fundadores da igreja.
      
Depois de vários cultos Vitaliano marcou batismo nas águas para a tarde do dia 29 de JUNHO DE 1931, uma segunda-feira bastante fria e cinzenta, feriado na cidade de São Paulo. O ato batismal realizou-se no histórico riacho Ipiranga que passa em frente ao atual templo sede. E o local escolhido, localiza-se a três quilômetros à direita da nossa matriz.
Na oportunidade o evangelista batizou Carmem Ruiz Triston e Josefina Fernandes. O evento emocionou a todos os presentes, pois, Carmem Triston que estava com 70 anos de idade, sofria terrivelmente de bronquite asmática que tanto a maltratava. Cuidadoso, seu Filho Francisco Triston que ainda não havia se convertido, não queria que ela fosse batizada, pensando que a mãe não resistiria ao impacto daquela experiência.

Naquela mesma tarde ele foi visitá-la, mas quando chegou, tomou ciência de que a referida senhora tinha ido "tomar banho no rio próximo de casa". Portando uma garrucha calibre 38, de dois canos, saiu depressa ao encontro dos irmãos e pensando: "caso minha mãe morra na água, eu mato aquele homem!" Qual não foi a surpresa de Triston! Para o espanto geral de todos, ao chegar à beira do riacho, viu sua querida mãe saindo da água, batendo palmas de contentamento e pulando, dando glórias a Deus completamente curada! Este foi o primeiro milagre ocorrido no Ipiranga.

Após a cerimônia do batismo todos se dirigiram para a casa da irmã Josefina onde ocorreu um pequeno culto e Vitaliano oficializou a fundação da Assembléia de Deus no Ipiranga. De noite, as irmãs foram participar da santa ceia na Rua Carneiro Leão, cuja congregação Vitaliano ainda dirigia.
  
VÁRIOS LUGARES 
O quartinho da casa de Josefina Fernandes já estava começando a ficar apertado demais para abrigar os novos crentes e curiosos. Assim, no dia 06/10/31 transferiram as reuniões para a residência de Maria Perez, situada na Rua Patriarca, número 19-A, onde havia uma ampla sala. Naquela noite, feito o apelo, 30 pessoas se decidiram por Cristo. Daqueles convertidos, Maria Dolores Sanches, filha de José e Antonia Casanova Sanches; Farailde Bizarro e seu irmão Ovídio Bizarro, filhos de Américo Pedro Bizarro e Ester Mori Bizarro,  são os únicos sobreviventes, completando em 6 de outubro de 2011, 80 anos que servem ao Senhor no Ipiranga. (O irmão Américo e a irmã Ester foram os nonos = avós maternos do Pr. Renato Moura, e os remanescentes vivos Farailde e Ovídio, são tios dele; sua mãe que também chama-se Ester também vive, mas, só nasceria 4 anos mais tarde).

No domingo à tarde, dia 25 de outubro de 1931, o evangelista Vitaliano Piro realizou o terceiro batismo nas águas, no Ipiranga, estando presente o missionário Samuel Nyström, pastor presidente da Assembléia de Deus na capital paulista. De noite foi celebrada a primeira Santa Ceia no Ipiranga.
Para melhor atender a obra que crescia a passos largos. Eles decidiram então, construir um pequeno salão na residência de Francisco Triston e enquanto isso acontecia, alugaram uma sala localizada na penúltima casa da Rua dos Sorocabanos e ali, estabeleceram a congregação, mudando-se no mês de outubro de 1933.

Nove meses depois, em 14/07/34 foi inaugurado o salão na casa do irmão Triston, situado na Rua Caldeira, 12. Dentre os inúmeros obreiros que compareceram estão os missionários Samuel Hedlund, Jahn I. Sörhein, Gustav Albin Bergström e o presbítero Ernesto Ianone.

GRUPO ORQUESTRAL
Nessa inauguração atuou um pequeno e entusiasmado grupo orquestral e de acordo com nossas pesquisas esse grupo foi um dos primeiros organizados pelas Assembléias de Deus na capital paulistana e no Estado de São Paulo. A matéria da inauguração assinada pelo missionário Jahn I. Sörhein foi publicada no jornal MENSAGEIRO DA PAZ, da 2a quinzena de setembro de 1934, à página 6.

A Assembléia de Deus na capital paulistana tinha sua sede na Rua Cruz Branca, 35, bairro do Brás e na assembléia ordinária realizada no dia 24/04/35, sob presidência do missionário Simon Ludgren, que era o pastor da igreja, o evangelista Hely J. Martins é enviado ao bairro Ipiranga, para cooperar alternadamente no atendimento da obra, bem como, instalar a Escola Dominical, fato este que aconteceu no domingo dia 29, do mesmo mês e ano. No mês de novembro de 1937, ele fundou o conjunto coral.

Na noite do dia 30/04/38 o missionário Simon Lundgren despediu-se da igreja paulistana e na oportunidade, consagrou Heitor Vieira da Rocha a evangelista e o enviou para dirigir o trabalho no Ipiranga. No mês de julho de 1938 foi inaugurado um salão na Rua Lord Cockrane, 686, e no dia 07/05/39 foi inaugurado outro salão situado na mesma Rua Lord Cockrane, número 546. No mês de janeiro de 1942 a sede provisória se instala na Rua Bento Vieira, 52.

PASTOR ALFREDO REIKDAL
Enviado pelo missionário pastor Bruno Skolimowski, assumiu a direção do campo em 26 de julho de 1943 o pastor Alfredo Reikdal, homem de fé, corajoso e empreendedor nato. Embora enfrentando a terrível recessão econômica devido ao período da 2ª. Guerra Mundial, ele lançou-se incansavelmente ao trabalho de Deus. Assim, arregimentou, ensinou e treinou pregadores. Obreiros foram enviados, congregações foram criadas, e o número de crentes aumentava à medida que a “Boa Nova” ia sendo proclamada.
Treze anos depois da sua posse, no domingo, dia 29 de julho de 1956, Reikdal transfere a sede definitiva para o local atual, ou seja, Av. Dr. Ricardo Jafet, 214 – bairro do Ipiranga – São Paulo – SP. Hoje vê-se ali um majestoso templo, construído por ele em estilo gótico, sede da igreja Assembléia de Deus no Ipiranga, atualmente conhecida como “Catedral Nacional da Independência”.

O MESMO ALVO E OS MESMOS PRINCÍPIOS
Em fevereiro de 2001 o pastor Alcides Fávaro que era 1º vice-presidente, assumiu a presidência interina do Campo Eclesiástico da Assembléia de Deus no Ipiranga e da COMOESPO-Convenção dos Ministros Ortodoxos do Estado de São Paulo e Outros, em razão da grave enfermidade contraída pelo então presidente, pastor Alfredo Reikdal.

Nove anos depois, por consequência do falecimento do pastor Alfredo Reikdal, ocorrido em 23 de março de 2010, o pastor Alcides Fávaro foi efetivado no cargo de presidente do Campo Eclesiástico, aprovado na assembléia geral extraordinária realizada em 29 do mesmo mês, cujo ato solene foi dirigido pelo pastor José Leanti Pinto, o qual naquela data foi também distinguido e oficializado como 1ª vice-presidente do Campo.
O pastor Alcides Favaro foi efetivado na presidência da COMOESPO na assembléia ordinária da entidade realizada em 12 de abril de 2010.

Atualmente o Ministério do Ipiranga abrange congregações nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Distrito Federal, distribuídas em 56 setores e a COMOESPO ultrapassa o número de 7 mil obreiros, compreendendo entre eles: cooperadores, diáconos, presbíteros, evangelistas, pastores - além dos missionários.

A SEMAD–Secretaria de Missões mantém trabalhos nos Estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso do Sul (trabalho com índios Terenas, no município de Bodoquena); missionários na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai (América do Sul); Austrália (Oceania) e Guiné Bissau (África).

E, por determinação da diretoria, cabe ao SETAD–Seminário Teológico da Assembleia de Deus - Ministério no Ipiranga, a tarefa de cooperar para a formação teológica dos candidatos ao ministério pastoral, ou aos vocacionados a outras atividades relacionadas através dos cursos oferecidos: formação teológica nível básico, médio e bacharelado. Além disso, recicla e prepara alunos através de simpósios e cursos específicos de curta duração, como oficinas com temas predeterminados.

Pr. Eliezer Cohen
Jornalista e historiador

Revisão:
Pr. Renato Moura
Coordenador Pedagógico do Setad

Leia também neste blog: 
 "O Pastor Alfredo Reikdal deixou-nos um importante legado"...
CLICK AQUI: PASTOR ALFREDO REIKDAL

"Roraima - mais da metade da população é evangélica".
CLICK AQUI: RORAIMA 

9 comentários:

  1. Eu não conhecia a história toda da Assembleia de Deus no Ipiranga. Cheguei conhecer a congregação da Rua Bento Vieira e lembro do dia que fomos para a igreja que fica na Av.Ricardo Jafet, que antigamente se chamava Av. Agua Funda, eu tinha 07 (sete) anos na época.Saimos a pé em um grupo bem grande de pessoas da Rua Bento Vieira até a Av.Agua Funda (hoje Av.Ricardo Jafet) aonde passamos a congregar. Também tenho o prazer de fazer parte da história dessa igreja que sempre amei.

    ResponderExcluir
  2. Sim, querida irmã e prima Rute Perrotti Machado. Você faz parte da História da Assembleia de Deus - Ministério Ipiranga. A sua mãe, minha tia Rosa Bizarro Perrotti, era filha dos nossos nonos: Américo Pedro Bizarro e Esther Mori Bizarro que foram os primeiros crentes batizados em nossa região eclesiástica. E, além disso, o seu pai Antonio Perrotti, foi um dos filhos dos "primeiros convertidos" (fato histórico) da A. Deus - Campinas/SP: Atílio Perrotti e Joaquina Perrotti. Todos os irmãos mais antigos do Ipiranga se lembram do seu pai, regente do coral da sede por muitos anos e auxiliou a criação de corais em várias congregações.
    Brevemente vamos cantar todos juntos o hino da vitória!

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Pastor Renato...Meu nome é Ediniltom J. Santana, sou cooperador da Igreja Ass. de Deus Min. Ipiranga em Ermelino Matarazzo, pastoriada pelo pastor Daniel J. Pereira, do setor de Cumbica, pastorado pelo pastor Vicente de Paula. Temos um site de nossa igreja ( Blog ), ...http://adiermelino.blogspot.com.br/...Queria saber se tem como anunciar algumas postagens do senhor em nosso site, pois achei muito interessante...Sou coordenador dos cultos de Missão, realizado toda 1° sexta-feira do mês...e preciso de informações sobre missionários do ministério...Obrigado , um abraço e fica com Deus, a Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor cooperador Eninilton J. Santana.
      Sim querido, da minha parte autorizo o irmão anunciar e até mesmo publicar qualquer um dos meus textos aqui veiculados. Só peço que o irmão sempre indique a fonte. Entretanto, para que não haja divergência de raciocínio, acredito ser melhor passar pela aprovação do seu responsável imediato, Pr. Daniel J. Pereira.
      Quero aqui registrar os meus parabéns ao querido irmão pelo trabalho que vem realizando na coordenação dos cultos de Missões. Continue assim! sempre atuante e procurando melhorar cada vez mais. Eu tb sou uma apaixonado por “Missões”, tendo lecionado essa matéria em nosso curso de bacharelado em Teologia.
      Sobre as informações solicitadas, indico o Pb Josias Passos o qual responde pela direção da SEMADISP. O irmão pode utilizar o endereço: contato@semadisp.com.br. Tenho certeza que o amado será bem atendido pela irmã Camila Silva - secretária de comunicação.
      Que Jesus continue abençoando!
      Pr. Renato Moura

      Excluir
    2. Amem Pastor Renato.....Desculpe a demora ... Tive alguns trabalhos para resolver e fiquei fora doar na internet por esse tempo todo...Que Deus continue te abençoando e estaremos orando pelo senhor e por sua família...Pode deixar que farei como o Senhor explicou...Fique na Paz do Senhor Jesus !!!

      Excluir
  4. A Paz do Senhor Jesus!
    Comunico aos amados irmãos que o assunto postado no dia 15/04/13 (não publicado) foi devidamente encaminhado ao presidente Pr. Alcides Fávaro. Acredito que já estão sendo tomadas as devidas providências.
    Continuem orando, firmes e atuantes na obra do Senhor Jesus!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Que história linda, é muito bom ver como os irmãos trabalharam com a ajuda do Espírito Santo para erguer este ministério do qual agora faço parte.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ do Senhor.ir. Waldemar, Regente do Coral.Envie me o nome da Cantata de 1986.Na qual louvei a DEUS E fiz um solo. Mto obgda.

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor. Meu nome é Ederlei da cidade de Cotia São Paulo
    Que história linda
    Não conhecia mais aceitei Jesus na adi setor Cotia, congresso dos jovens, e é ali que eu quero ficar. Sei que sou um novo vaso e Deus a de me usar, ainda vou rodar o Brasil e trazer muitas almas pra conhecer Jesus. E vou dar meu testemunho onde Deus me juntou os pedaços pra glorificalo sempre. Amém

    ResponderExcluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.